Conectado em casa: 5 dicas de aplicativos com chamadas por vídeo

Conectado em casa: 5 dicas de aplicativos com chamadas por vídeo

Ficamos em casa. Foi preciso. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as pessoas do mundo todo se recolheram às suas casas como forma de evitar a disseminação da doença. O gesto é pela vida, e, portanto, também um ato de amor. Principalmente pela geração 60+, tida como grupo de risco da covid-19, como é chamada a enfermidade. E com tantas restrições, a saudade aperta e aumenta a vontade de estar em contato com quem ficou distante. Por isso, a tecnologia se tornou uma aliada. Com ela podemos estar conectados, mandar um beijo caloroso e contar as peripécias em tempos de isolamento social. A equipe do Viva RioMar fez uma seleção de aplicativos gratuitos e fáceis de usar que ajudam a manter nossos contatos queridos por perto.

Houseparty

Festa em casa”, em tradução livre do nome do app, já indica o que é possível fazer. O aplicativo permite, além de reunir os amigos, que os participantes brinquem com jogos divertidos, o que ajuda a deixar o momento mais descontraído. Também é possível circular em vários outros grupos de amigos que estajam online naquele momento – ideal para quem tem a família grande.

Após fazer o download do aplicativo e criar sua conta, basta procurar os amigos pelo nome de usuários deles, adicioná-los via “Contatos no celular” ou pela geolocalização, caso eles tenham a opção “Descobrir” ativada. Também é possível adicionar os amigos que você possui no Facebook.

Zoom

O sucesso é tão grande que a empresa já vale US$ 38 bilhões. Os números refletem a tendência mundial em manter-se conectado de forma simples e eficaz. E essa é a fórmula sobre a qual o aplicativo Zoom se apoia.

O app é gratuito e permite fazer chamadas de vídeo em grupo pelo celular com até 25 pessoas. No entanto, é bom lembrar que no plano básico, grátis, as reuniões com mais de dois participantes são limitadas a 40 minutos.

Depois de fazer seu cadastro, é muito fácil criar uma reunião. O anfitrião clica em reunião. Depois, é preciso aceitar a permissão de acesso ao áudio e à câmera. Você pode enviar os convites antes do início da reunião ou depois. Se for a segunda opção, é só clicar em “Participantes” no canto direito e depois em “Convidar”.

Chamadas em grupo no WhatsApp

Uma das maiores empresas de trocas de mensagens do mundo também não iria ficar de fora. É que o recurso para fazer videoconferência pelo WhatsApp foi liberado para todos os usuários de Android e iPhone. Além disso, sinda é possível fazer chamada de vídeo em grupo.

Com o recurso, usuários podem se conectar com várias pessoas ao mesmo tempo de maneira fácil e grátis. A ferramenta é útil para manter contato com amigos e parentes que estão longe, já que o canal suporta até quatro pessoas simultaneamente.

O processo é simples, basta abrir a conversa com um dos contatos com quem deseja fazer a chamada, e depois tocar no botão de chamada de vídeo (câmera). Em seguida, quando o primeiro contato aceitar, toque em “Adicionar participante”. Por fim, faça uma busca pelo nome do contato que deseja adicionar na lista e toque em “Adicionar”.

Skype

Lançado em 2003, Skype foi um dos primeiros aplicativos com ligações de vídeo online e se mantém bastante útil até hoje. Em sua versão gratuita, ele permite que até 50 pessoas participem da mesma conversa. Ou seja, dá para conversar com a família toda e ainda chamar os vizinhos!

Pode ser usado tanto no smartphone quanto no computador, e ainda existe a possibilidade de usar o app online, sem baixá-lo. Quem já tem uma conta da Microsoft pode usar o mesmo endereço de e-mail e senha para fazer login também no Skype. Caso ainda não tenha uma conta, basta visitar a página de registro da Microsoft (login.skype.com/join) informar os dados solicitados

Google Hangouts

O Hangouts é uma ótima opção para quem tem qualquer conta na plataforma do Google – Gmail, Youtube, etc. Assim como o Skype, a sua vídeo chamada pode ser usada no celular/tablet e desktop, e permite até 50 pessoas. Além disso, é possível criar um grupo para não precisar convidar cada participante individualmente todas as vezes.

É preciso ter uma conta do Google para utilizar o serviço. Graças a essa integração, o Hangouts é capaz de importar toda a lista de contatos do usuário automaticamente, o que facilita o início das conversas.

5 dicas para combater o estresse em casa

Deixe seu comentário