5 dicas para combater o estresse em casa
Foto: Pexels

5 dicas para combater o estresse em casa

O estresse é uma resposta que o corpo dá a pequenos estímulos do dia a dia. Ele libera adrenalina e outras substâncias no corpo, que podem ser causadas por motivos emocionais ou por acontecimentos em casa ou no trabalho. Sabe aquela sensação de que algo precisa ser resolvido? Muitas vezes quando as situações fogem do controle ou não acontecem exatamente como planejadas é possível sentir sentimentos como frustração, preocupação, medo ou desconforto. Mesmo que faça parte da rotina de muitos, é importante saber como não deixar o estresse “consumir” a sua saúde. Alguns males causados pelo estresse são:

Prepare você mesmo uma salada nutritiva e saborosa

» Hipertensão
» Gastrite/úlceras no estômago
» Baixa na imunidade podendo causar infecções oportunistas
» Baixa no desempenho no trabalho
» Problemas de memória e concentração

Para ajudar, a Cia Athletica preparou uma lista com cinco coisas possíveis de fazer em casa e que aliviam o estresse do dia a dia.

1. Tome Sol

Faça pequenas pausas durante o dia para receber um pouco da luz e energia do sol. Os raios solares ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico e melhoram o nosso humor porque estimulam a síntese de endorfina. Além disso, ajudam a regular o nosso sono.

2. Exercícios de respiração

Muita gente respira errado e a falta de oxigenação adequada pode causar muitos problemas para o nosso organismo. Aprender a respirar vai ajudá-lo a combater o estresse, além de trazer vários outros benefícios como: o rejuvenescimento, a melhora da digestão e até mesmo o controle do peso. A yoga e a meditação são algumas das ferramentas que você pode usar para o aprendizado da respiração.

3. Prepare-se para uma boa noite de sono

Você costuma pegar no sono sem estar consciente de que precisa dormir? Por exemplo: você está lendo na cama e aí acaba dormindo. Acorda já no meio da madrugada e, aí sim, se prepara para dormir?

É importante termos uma preparação e estabelecer uma rotina do sono. Escolha um horário para dormir e tente segui-lo até que o hábito esteja criado. Uma hora antes de dormir esqueça seu celular. Coloque uma música tranquila e relaxante, prepare um chá calmante, como o de camomila ou melissa. Além disso, o estado do seu colchão, travesseiros e até a luminosidade que entra no quarto também são muito importantes para que você consiga se desligar totalmente, descansar de verdade e diminuir o estresse.

4. Faça atividade física

Praticar uma atividade física é mais que um remédio contra o estresse, é um incrível aliado para seu bem-estar e saúde. Encontre uma atividade que você gosta. Dentro de casa é possível fazer muita coisa: dança, yoga, até descer e subir as escadas… vale tudo! O importante é se mexer. A prática frequente de exercícios físicos melhora a autoestima e o humor, libera endorfina no organismo e ajuda a combater o estresse.

5. Tenha um diário

Quando vivenciamos um pico de estresse, saímos do controle e vemos a realidade sob outra ótica. Afinal, nosso organismo foi bombardeado por diversos hormônios, como o cortisol. Escrever em um diário pode ajudar e muito. Escrever sobre as experiências irá ajudá-lo a processá-las mais rapidamente. Escreva sobre os episódios que causaram tamanho estresse e ansiedade, mas também escreva as coisas boas que aconteceram em seu dia.

Receita: sucos saudáveis para fazer em casa

Deixe seu comentário