Várias atividades para celebrar a Semana do Meio Ambiente

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

No dia 5, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, quando várias ações são realizadas com o objetivo de chamar atenção para um assunto tão importante. A pauta da sustentabilidade tem sido diária no RioMar Recife. Em abril, o mall lançou o Manifesto de Sustentabilidade Grupo JCPM, com o posicionamento “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”. Desta terça-feira (5) até o dia 12, várias atividades vão reforçar, mais uma vez, esse compromisso. Entre as ações, o concurso cultural “Água: Juntos, vamos preservar”, uma exposição assinada pela artista visual Joana Lira e um painel interativo.

Nesta terça-feira (5), às 14h30, vai acontecer a 4ª edição do concurso cultural “Água: Juntos, vamos preservar”, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, Piso L2. O evento, gratuito, é uma parceria do RioMar com a Secretaria Estadual de Educação e Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O concurso cultural tem como objetivo estimular reflexões, pesquisa e boas ideias sobre o uso sustentável e racional da água, além de fomentar boas práticas dos estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede estadual de ensino.

Ao todo, 66 escolas pernambucanas participaram este ano do concurso, contribuindo com 144 trabalhos inscritos, sendo 40 projetos, 33 desenhos e 71 vídeos. Os trabalhos vencedores ficarão expostos, na Praça de Eventos 1, Piso L1, do RioMar, entre os dias 5 e 12 de junho.

Para responder à pergunta “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”, foi montado um painel interativo, também na Praça de Eventos 1. A ideia é que o público perceba de que forma as ações de cada um interferem no meio ambiente. O painel simula uma paisagem que muda quando alguém passa por ela, transformando o local.

Inspirada nas formas da natureza, a artista pernambucana Joana Lira desenvolveu o painel  Natureza é Luz, todo trabalhado com material reciclável feito a partir de tramas de garrafas PET. O material usado foi todo recolhido pela cooperativa Pro-Recife, formada por catadores da Comunidade Caranguejo Tabaiares, parceira do RioMar desde 2012. A empresa Edson Lira Iluminação e Cenografia, especializada em cenografia sustentável a partir da reutilização de resídios sólidos, foi responsável pela montagem.  A intervenção também ficará na Praça de Eventos 1 até o dia 12 de junho.

Tanto o painel interativo como a exposição assinada por Joana Lira são ações gratuitas.

Evento Conexão Sustentável convidou público a refletir sobre o amanhã, hoje



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *