“E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”. Essa é a pergunta do Manifesto da Sustentabilidade, lançado em março pelo Grupo JCPM. E para trazer de volta a reflexão – que está presente em nosso dia a dia – o RioMar Recife realiza a segunda edição do Conexão Sustentável RioMar, no dia 6 de novembro, às 20h, no Teatro RioMar. Entre os palestrantes, o ator Lázaro Ramos, embaixador da Unicef e um dos criadores do projeto social “Ler é Poder”, e a velejadora e pesquisadora Heloísa Schurmann, integrante da Família Schurmann, que durante dez anos deu a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Lázaro irá falar sobre “Cidadania e Respeito ao Planeta”. Já Heloísa irá palestrar sobre “O futuro dos oceanos”. Ambos irão trazer suas experiências, reforçando que cada um, à sua maneira, pode colaborar com a preservação do planeta e o respeito ao próximo.

Grupo JCPM lança manifesto pela sustentabilidade

Os ingressos para o Conexão Sustentável custam R$ 30 e R$ 15 (meia entrada) e já estão disponíveis no site do teatro e na bilheteria do local.

Lázaro Ramos

Lázaro Ramos não chama atenção apenas pelo seu desempenho nos palcos e na televisão. Nas telas, mostrou que lhe sobra talento em novelas e séries como “Madame Satã”, “Carandiru” e “Cobras & Lagartos”. Ao lado da mulher Taís Araújo, estrela o programa Mister Brau, na Globo. Mas é na vida real que Lázaro é ainda mais admirado. Ele é embaixador da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e criador do projeto social “Ler é Poder”, de estímulo à leitura, em Salvador. Também é autor do livro Na Minha Pele, no qual, além de revelar algumas memórias, reflete sobre o racismo no Brasil, sempre se colocando a favor do diálogo. Ele também é autor de três livros infantis:”Caderno Sem Rimas da Maria”, “A Velha Sentada” e “Caderno de Rimas do João”.

Heloísa Schurmann

Depois de 10 anos navegando pelo mundo em um veleiro, a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo, retornou ao Brasil. No livro “Dez Anos no Mar Família Schurmann”, o casal Schurmann relata as histórias da sua expedição. Depois, criaram o Instituto Kat Schurmann, onde desenvolvem inúmeros projetos na área de educação ambiental e social.

A próxima expedição dos Schurmann partirá em 2019. Desta vez, o tema central da viagem será a sustentabilidade dos oceanos. O objetivo é utilizar toda a credibilidade da família, que irá atuar como testemunha ocular das agressões que estão sofrendo os oceanos, apresentando soluções sustentáveis para os problemas de poluição dos mares.

Heloísa, que estará participando do Conexão Sustentável,  é velejadora, professora, palestrante, escritora, pesquisadora e embaixadora da ONU Meio Ambiente.

Leia mais 

» Evento Conexão Sustentável convidou público a refletir sobre o amanhã, hoje

» Sustentabilidade: um debate necessário