Como você se senta? Saiba o que fazer para sua coluna ficar bem
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Como você se senta? Saiba o que fazer para sua coluna ficar bem

Você já reparou se está com dores na coluna? Ou parou para observar a posição em que fica sentado durante o home office? Essas são questões importantes, afinal, com o lockdown a tendência é passar mais tempo em casa, o que pode contribuir para posturas incompatíveis com o bem-estar físico. E para aprender sobre como sentar-se corretamente, nossa equipe traz dicas preciosas repassadas pela fisioterapeuta Marília Castro (@mariliacastro.fisiointegrativa), especialista em fisioterapia integrada, terapeuta floral e com formação em aromaterapia e auriculoterapia.

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Antes de começar, a profissional faz um alerta. É que de acordo com ela, um estudo realizado no Brasil sobre mudanças de hábitos de vida durante a pandemia da covid-19 apontou a diminuição de atividade física e o aumento do tempo em frente à tela dos computadores como uma das mudanças no comportamento do brasileiro.

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Marília também afirma que estudos dão conta de lesões degenerativas, dores e cirurgias na coluna em decorrência das alterações na postura sentada.

Portanto, vale a pena ficar atento às dicas:⠀

✔️ SENTAR CORRETAMENTE

O que seria sentar corretamente para você? O sentar é um ato simples, porém, por períodos mais longos, tendemos a “desmoronar” na cadeira.

Sentar-se sobre os ísquios (aqueles ossinhos que sentimos logo abaixo dos glúteos) seria o ideal, os pés no chão ou apoiados em algum suporte com os joelhos em 90 graus para não sobrecarregar a lombar e apoiar a coluna no encosto.

✔️OBSERVAR SUA CADEIRA

O assento deve ser macio para permitir o sentar sobre os ísquios que são ossos, sem gerar pressão neles, além disso, o encosto da cadeira deve chegar até a altura dos ombros e observar se o espaço da sua lombar e o encosto está preenchido, caso não esteja, providenciar algum suporte ou improvisar com travesseiros mais finos.

✔️ALTURA DA TELA

A tela do seu computador deverá estar na mesma altura dos olhos, de forma que sua cervical esteja neutra e você não precise abaixar ou levantar o pescoço. Existem no mercado alguns suportes para isso, caso não tenha pode improvisar com livros ou caixas.

✔️POSIÇÃO DO PULSO E COTOVELO

O pulso deve ficar NEUTRO, utilizar de preferência o mouse no lugar do touchpad e o cotovelo sempre próximo ao tronco em ângulo de 90 graus de preferência sobre o apoio de braço da cadeira ou mesa.⠀

✔️PAUSAS DURANTE O EXPEDIENTE

A cada 20 minutos pausar durante 2 minutos ou a cada 1 hora parar 5 minutos, beber água, andar e se alongar.

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