Barato, delicioso e impactante. Esses foram os adjetivos usados pelo chef francês Olivier Anquier para explicar o que viria pela frente. As palavras não poderiam descrever de outra forma o que ele apresentou aos clientes do RioMar Recife, na abertura do RioMar à Moda do Chef. O evento gratuito em comemoração ao Dia dos Namorados aconteceu, nesta sexta-feira (1º de junho), na Praça de Eventos 1 do mall. Três casais – e alguns sortudos da plateia – puderam degustar os pratos preparados pelo renomado chef.

Muito simpático e acolhedor, Olivier, que desembarcou no Brasil pela primeira vez em 1979, deu uma verdadeira aula-espetáculo. A todo momento interagia com o público, convidando, inclusive, algumas pessoas para cozinhar com ele. Foi assim com a estudante Jéssica de Barros que ajudou o cozinheiro a preparar a entrada – um Queijo empanado com salada de temperos.”Não sou de cozinhar, mas sou uma ótima ajudante de cozinha. Minha irmã é formada em gastronomia. É a pessoa da casa que gosta e sabe cozinhar”,  disse. Jéssica, que foi uma das últimas a entrar no espaço (o evento era reservado a cem pessoas, com acesso por ordem de chegada), e adorou a noite.

Jéssica colocou a mão na massa ao lado do chef.

E o que dizer de um dos três casais que, além de assistir, participaram do jantar de verdade, sendo servidos pelo próprio Olivier. Essa foi a experiência de Alexandre e Lorena Soares. Fã de Olivier, ela chegou ao RioMar às 15h50 para garantir lugar – o evento só começava às 19h. A espera não foi em vão, garantiu Lorena. “Acompanho Olivier desde o seu programa no GNT. Amo cozinhar e adoro suas dicas. Hoje foi maravilhoso. O RioMar está de parabéns”. Alexandre confirmou o talento da esposa: “Ela não só gosta como sabe cozinhar”. Quando Lorena vai para a cozinha, o prato preferido dele é a Moranga de charque e de camarão. “Ela faz a melhor que já comi”, elogiou.

O casal foi o primeiro a chegar no espaço do RioMar à Moda do Chef.

Mas encantada mesmo ficou a pequena Iêda Buarque, de apenas 9 anos. A garota teve a chance de cozinhar junto com Olivier. “Eu sempre ajudo minha mãe. Não tive vergonha não porque ele é muito legal”, falou.

Concentrada, a pequena Iêda ajudou Olivier no preparo do Risoto.

Olivier Anquier preparou três pratos: Queijo empanado com salada de temperos, Risoto de penne com shimeji e Crepe Suzette de tangerina.

O passo a passo das receitas de Olivier Anquier

As lojas de casa e decoração do RioMar marcaram presença no evento.  Três decoradoras foram convidadas para montar as mesas. Ana Clara Cannizzaro  usou produtos da Tok & Stok. Liliana Figueiredo fez a montagem com peças da Etna. Já Isabela Azevedo escolheu itens na Camicado. Os utensílios usados no preparo do jantar foram da Spicy e Le Creuset. A cozinha foi assinada pelo arquiteto Tony Pedrosa.

Olivier e Pernambuco

Antes de participar do RioMar à Moda do Chef, o chef Olivier deu entrevista ao Viva RioMar. Quando apresentava o programa Diário do Olivier, no canal GNT, o cozinheiro esteve em Olinda, ao lado do Quinteto Violado. Foi na cidade pernambucana que ele gravou em um Fusca vermelho pela primeira vez. O veículo era de um dos integrantes do Quinteto. Gostou tanto que acabou incorporando o carro ao programa, viajando o Brasil a bordo de um Fusca verde. Foram dez anos perambulando por 21 Estados, na maior parte do percurso, de Fusca. O último programa dele pelas bandas de cá foi há cerca de dez anos, quando gravou ao lado do artista plástico Francisco Brennand.

Sádado e domingo tem mais

O RioMar à Moda do Chef vai até domingo com Luciana Sultanum (Restaurante Modigliani Bistrô), no sábado (2), e Chef Wellington (Sabor da Gente, TV Jornal), no domingo (3).

Uma hora antes do evento, as filas começarão a ser formadas e os três primeiros casais que estiverem no local, terão oportunidade de vivenciar a experiência. Eles irão degustar um jantar especial, que dará direito a uma entrada, prato principal e sobremesa. Também poderão assistir ao preparo dos pratos, mais cem pessoas. Como os assentos são limitados, o acesso será por ordem de chega