O humor envolvido nos traços do caricaturista Romo

O humor envolvido nos traços do caricaturista Romo

Por Deoclécio Tadeu*

Os desenhos do caricaturista Romo têm garantido boas risadas dos clientes que estão no RioMar Recife às sextas e sábados. O traço do artista é voltado para o humor gráfico. Em conversa com o Viva RioMar, Romo contou um pouco sobre como é trabalhar com desenhos na perspectiva humorística.

Diferente da charge, as caricaturas não estão envolvidas com críticas sociais. A ideia do humor gráfico é divertir seu público, pessoas que se dispõem a serem desenhadas. Segundo Romo, existem pelo menos dois tipos de caricatura: uma mais leve, sem destoar muito dos traços, e outra mais pesada, quando partes do rosto como nariz, orelhas e olhos são mais evidenciadas.

Romo diz que prefere atuar em ambientes corporativos, empresas, universidades e shopping centers. Embora a rua seja um ótimo local para essa arte, Romo não se sente à vontade para trabalhar no formato urbano.

O artista falou ainda sobre as reações do público. “Depende muito de onde eu esteja atuando, se for em universidades, a juventude adora um exagero nos desenhos para se divertirem uns com os outros, mas em empresas, preferem que o traço seja mais leve”. Em todos os casos, ele precisa estar com o olhar atento para perceber que tipo de humor cada um carrega dentro de si.

Gostou da ideia do humor gráfico? Você poderá ter sua própria caricatura! A ação Arte no Boulevard acontece, gratuitamente, no RioMar, nesta sexta e sábado, das 20h às 23h, no Piso L3.

O homem por trás da estátua viva que atua no RioMar

*Deoclécio é estudante de Letras da Fafire e colaborador do RioMar Recife.

Deixe seu comentário