O homem por trás da estátua viva que atua no RioMar
Foto: Débora Claro/Especial para o RioMar

O homem por trás da estátua viva que atua no RioMar

Por Deoclécio Tadeu*

O projeto Arte no Boulevard trouxe para o RioMar Recife a arte de rua. Quem passa por aqui às sextas e sábados à noite, já deve ter visto a performance de Charlito, mais conhecido como o “Homem Prateado”. Charlito atua como estátua viva e tem encantado crianças e adultos. Em um bate-papo descontraído, o ator falou de algumas curiosidades da profissão, como as reações de público e o preparo físico e concentração para conseguir ficar tanto tempo “parado”.

Ele revelou que já trabalha como estátua viva há mais de trinta anos. Boa parte de sua atuação é na rua, onde moedas são o “combustível” para acionar os movimentos da estátua. No caso do RioMar, os movimentos são ativados a partir de um botão. O cliente aperta e, em seguida, toca-se uma música e, assim, os movimentos são feitos de acordo com o som.

Como ele consegue se concentrar? Charlito afirma que adquiriu muita experiência através das seções de ioga e exercício contínuo de controle de respiração. “Desta forma, é possível manter o foco e não se perder diante das distrações.”

No que se refere às sensações do público, o ator percebe que crianças muito pequenas não interagem muito, já as maiores acham graça e querem ver a estátua se mover. Os adultos se envolvem, sempre tiram fotos e se divertem junto com os filhos.

Sobre a escolha do nome “Homem Prateado”, ele explicou que a ideia veio da cor do personagem, que brilha e chama bastante atenção, ao mesmo tempo que descaracteriza a biotipo humano.

Gostou de conhecer a história do Homem Prateado? Você pode encontrá-lo, pessoalmente, neste fim de semana (22 e 23), no Boulevard de Restaurantes do RioMar Recife, das 20h às 23h. A atração é gratuita.

No RioMar, tem arte para todos, gratuitamente

*Deoclécio é estudante de Letras da Fafire e colaborador do RioMar Recife.

Deixe seu comentário