Salpicão de Natal: sabor à sua ceia com uma receita natalina
Foto: Getty Images

Salpicão de Natal: sabor à sua ceia com uma receita natalina

*Atualização realizada no dia 14 de dezembro de 2024.

Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife

Luzes, árvores natalinas, presentes e confraternizações marcam a noite de Natal das famílias brasileiras. Mas não para por aí. É que depois dos brindes e troca de presentes, as delícias da ceia natalina tornam-se a “atração principal”. E não é para menos, pois com tantas opções gastronômicas difícil mesmo é resistir às guloseimas.

Sobremesa de Natal: Cake & Bake com cardápio natalino

Então, pensando em quem adora pôr a mão na massa na hora de preparar essas comidas, o Restaurante Sesc* trouxe uma receita especial de como preparar um delicioso salpicão. A dica vem para ajudar a produzir  salpicão, um prato que é um clássico das festas de final de ano.

INGREDIENTES 

  • 1 peito de frango (grande). Você pode escolher comprar o frango já pronto e defumado, facilitando o processo de produção tirando a necessidade de cozinhar o frango. Caso prefira, pode ser substituído por atum ou repolho.
  • 1 lata de milho
  • 1 lata de ervilha
  • 1 cenoura ralada
  • 1 vidro de maionese (ou creme de leite)
  • uva-passa a gosto
  • batata palha
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 2 Maçãs e meio limão
  • 200g de queijo mussarela
  • 200g de presunto

Os ingredientes são referentes a um rendimento de 15 porções.

MODO DE PREPARO

Comece temperando o frango e colocando para cozinhar. Caso escolha o frango defumado, o que deixa o prato com um sabor mais forte e marcante, necessita apenas de cortar o frango em cubos. Depois de cozido, você deve cortar o frango em cubos. Caso o frango tenha caldo, deixe as uva-passas de molho por 30 minutos para que ela fiquem macias. Corte o presunto e o queijo em cubos. Em seguida, corte as maçãs em cubos e coloque as maçãs cortadas de molho na água com o meio limão espremido para que a fruta não oxide. Enquanto o frango cozinha, misture em um recipiente o milho, a ervilha (de preferência ervilha fresca que é comercializada congelada), a cenoura e as uvas- passas. Escorra as maçãs e todos os ingredientes com o frango e a maionese (caso prefira, coloque a batata palha). Pode ser acompanhado de arroz branco ou refogado.

*O Restaurante do Sesc está instalado no RioMar Recife e atende funcionários e lojistas do shopping desde 2013. É resultado de uma parceria pioneira entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e o Grupo JCPM, sendo a primeira unidade com esse perfil dentro de um shopping.

 

Deixe seu comentário