Óleo essencial e floral: entenda a diferença
Foto: Beatriz Maia/RioMar Recife.

Óleo essencial e floral: entenda a diferença

Por Beatriz Maia
Do RioMar Recife

Os benefícios que os óleos essenciais trazem para nossa vida já viraram assunto quando o tema é autocuidado. É que os seus efeitos aparecem de diversas formas, seja através da aromaterapia ou por uso tópico, como pingar na máscara, por exemplo. Agora, e o floral? A terapia floral é um método que age no emocional do individuo, ao invés de atuar sobre os sintomas físicos. A ideia surgiu do médico galês Dr. Edward Bach (1886-1936), que chegou a catalogar 37 essências florais.

Mas é fácil se confundir, não é mesmo? Para saber diferenciar os dois, conversamos com a fisioterapeuta Marília Castro (@mariliacastro.fisiointegrativa), especialista em fisioterapia integrada, terapeuta floral e com formação em aromaterapia e auriculoterapia.

“A produção do óleo essencial é feita através da destilação a vapor d’água ou prensagem a frio. São utilizados frutos, folhas, raízes, caule, flores, resina e sementes. Sendo necessário centenas de quilos de plantas para conseguir um litro de óleo. Já os florais de Bach, utiliza-se uma quantidade mínima de flores, que são colhidas em dias ensolarados, colocados em uma cuba de vidro com água da fonte e exposta ao sol por três horas, chamado de método ‘solar’ ou através do método de fervura, em que as flores colhidas são levadas ao fogo por trinta minutos”, ela nos conta.

Alguns dos florais da Therapi que estão disponíveis no Mundo Verde, loja do Piso L1.

Mas, então, como devem ser utilizados?

Muitos já conhecem o floral pelo seu uso, podendo ser ingerido, mas o mesmo método não se aplica ao óleo essencial. “O conjunto de técnicas de aplicação de óleos essenciais é chamado de aromaterapia. O tratamento com foco no emocional se faz através da aplicação do óleo por absorção olfativa, em que relaciona-se com o sistema límbico, responsável pelo processamento das emoções e sentimentos do ser humano”.

Marília também explica como os florais operam com o nosso sistema. “Os florais de Bach são mais utilizados pela via de ingestão, mas podem também ter seu uso tópico e a pessoa adquirirá a carga energética das flores que modificarão a vibração dos elétrons do corpo, alterando seu padrão emocional, nos ajudando a perceber nossas falhas e a despertar nossas virtudes”, diz ela.

Óleos essenciais disponíveis no Mundo Verde, loja do Piso L1.
Óleos essenciais disponíveis no Mundo Verde, loja do Piso L1.

Marília explica também que não existe contraindicação ao uso de florais, porém, ela chama atenção para os efeitos dos óleos essenciais. “(…) é preciso ter alguns cuidados para utilizar com segurança, pois alguns podem apresentar reações alérgicas, outros não podem ser ingeridos e alguns devem ser evitados em gestantes, bebês e pessoas hipertensas ou com crises de epilepsia, entre outros fatores”. Além de chamar atenção para a importância do Terapeuta Floral, sendo ele o profissional indicado para prescrever a dosagem certa de qualquer um.

Óleos essenciais e floral disponíveis no Mundo Verde.

Óleos essenciais na máscara: já ouviu falar? Veja as vantagens

 

Deixe seu comentário