Óleos essenciais na máscara: já ouviu falar? Veja as vantagens
Foto: Pexels

Óleos essenciais na máscara: já ouviu falar? Veja as vantagens

Com a nossa nova realidade, as máscaras tornaram-se um item inseparável e extremamente necessário. Afinal, o acessório é fundamental para evitar o contágio pelo novo coronavírus. No entanto, seu uso prolongado trouxe também alguns efeitos indesejados em algumas pessoas, que relataram sentir desconfortos respiratórios, por exemplo. Por isso, muitos se perguntam o que fazer para amenizar os incômodos.

Você fala mais alto de máscara? Veja como preservar a voz

Pensando nessa resposta, a fisioterapeuta Marília Castro (@mariliacastro.fisiointegrativa), especialista em fisioterapia integrada, terapeuta floral e com formação em aromaterapia e auriculoterapia traz uma boa dica: o uso do óleo essencial nas máscaras. É que além de favorecer para uma melhor respiração, alguns podem trazer outros benefícios como ações calmantes, aliados com óleos de características antissépticas, bactericidas, fungicidas e antivirais, trazendo uma proteção a mais junto com a máscara, de acordo com Marília.

Contudo, a especialista recomenda: “É preciso ter cuidado para fazer o uso de forma adequada”.

Então, vamos ao que interessa, que são as dicas de como utilizar o óleo essencial nas máscaras:

» Evitar pingar o óleo essencial diretamente na máscara e usá-la de imediato. Agindo assim, o cheiro poderá ficar muito forte atrapalhando a respiração. O recomendado é pingar uma gota e esperar um tempo para fazer o uso.

» Cuidado ao usar óleos essenciais dermoagressivos que podem “queimar” a pele quando expostos ao sol, sendo necessário dilui-los;

» Evitar utilizar os óleos nas máscaras de crianças e idosos que são mais sensíveis.

» Fazer um spray aromático:

O método é simples, basta uma misturinha de 100ml de álcool 70% líquido para 6 ou até 12 gotas de óleo essencial, de preferência em um borrifador que seja de vidro. Em seguida, é só borrifar na máscara e esperar secar para fazer uso. Também é possível utilizar o spray no carro e na roupa.

Agora que você já sabe o que deve e o que não pode fazer, vamos às características dos óleos:

Óleo essencial que poderá favorecer uma melhor respiração: Hortelã-pimenta, Alecrim, Eucalyptus;

Óleo essencial com potencialidade antissépticas e antivirais: Tea Tree (Melaleuca alternifolia), Orégano e Tomilho;

Óleo essencial para acalmar a mente e com propriedade descongestionante: Lavanda Angustifolia;

Por fim, Marília ressalta que “apesar de ainda não haver dados que comprovem a eficácia dos óleos nas máscaras, existem muitos outros estudos comprovando a eficácia dos óleos essenciais e seus inúmeros benefícios no nosso organismo”, afirma a profissional.

Óleos essenciais da Provanza

A Provanza, no Piso L2, no RioMar Recife, dispõe de vários óleos essenciais e que podem ajudar.

» Hortelã

Alivia estafa, náuseas e dores de cabeça. Além disso, possui ação expectorante e descongestionante.

» Ylang-ylang

Para se ter uma ideia do poder da ylang-ylang, antigamente, na Indonésia, era costume cobrir a cama dos recém-casados com essas flores para inspirar uma perfeita noite de lua-de-mel. Por conta disso, o óleo essencial também ganhou a fama de ser altamente afrodisíaco. Também alivia a tensão nervosa.

» Energy

A mistura entre óleos cítricos, florais, de madeira, musk e âmbar produz efeitos revigorantes e estimulantes.

» Chá verde e verbena

Chá verde e verbena são algumas das melhores essências para aromaterapia. Estimulante e refrescante, essa combinação une o poder de concentração do chá verde com o efeito relaxante da verbena, ajudando a acalmar a mente.

Deixe seu comentário