Por Carmen Peixoto*

Nunca pense que a roupa do trabalho se resume apenas a um terninho, seja ele qual for, posto em cima daquela sua calça cinza . O visual com que se apresenta reflete seu perfil, seu estilo, transmite mensagens, demonstra bom-senso ou não. Segundo pesquisas, em apenas cinco segundos as pessoas formam uma imagem inicial sua dependo do seu visual, ou seja, da soma do que veste, dos acessórios que usa. O dress code, ou seja, o traje adequado para o trabalho precisa ter: qualidade, bom corte e conforto.

Antes de comprar, se pergunte

O que gosto de vestir está de acordo com a natureza da minha atividade e com o estilo da empresa onde trabalho? Como desejo que os outros me vejam? A minha aparência valoriza meu tipo físico? A roupa tem qualidade, corte, conforto e durabilidade?

Criatividade

O trabalho diário exige muita criatividade para sermos versáteis sem gastar muito. As peças de roupas básicas em tons nude, preto, branco, azul ou cinza dão oportunidade de transformá-las em nova, jogando detalhes com cores mais vivas. Já as estampadas são lindas, mas limitam o seu uso no dia a dia.

Se o seu trabalho é informal

Dê o seu toque pessoal, use a criatividade, mas cuidado para não exagerar. Adote um estilo casual para os trajes informais. O importante é saber jogar com as cores e até ousar, mas com estilo. A mulher tem opções variadas como um vestido tubinho reto, acima dos joelhos, saias em tamanhos variados, vestidos midi, blusas de cores diversas, seja em malha, seda ou algodão. Também pode abusar das calças e pantalonas. Já o homem, fica bem em calça de sarja ou jeans, com camiseta lisa e, por cima, um paletó esportivo. Durante o dia, ternos mais claros, mas se vai para um evento à noite, então pegue um blazer, que só existe na versão preta ou azul marinho e ponha sobre a camiseta.

Trajes em escritórios formais

Se vai trabalhar no banco, empresas de investimentos, escritório de advocacia ou órgãos governamentais, precisa usar roupas com corte clássico, mais formais, como ternos, conjuntos de saia e blusa (as saias justas demais e muito acima dos joelhos contam pontos negativos) ou de calça com camisas comportadas. Quanto aos acessórios, eles devem ser discretos. Cabelo com um bom corte, unhas cuidadas. Sapatos preto e marrom não dá para errar.

Profissionais que lidam com criatividade 

As empresa de propaganda, arquitetura, design e moda podem adotar um estilo criativo e mais diferente. Devido à natureza dessas atividades, as roupas são práticas, confortáveis e modernas permitindo que esses profissionais se movimentem bastante, percorram obras, visitem clientes. O importante é que o traje não revele relaxamento.

A cor do traje

A roupa não deve “falar mais alto” do que você. Muitas vezes um toque de cor chama mais atenção do que acessórios exagerados. A cor aproxima, dá charme e distinção, desde que saibamos utilizá-la a favor do nosso físico e do nosso tom de pele.

Dicas

Nunca pergunte ao amigo onde comprou a roupa que usa e quanto custou. Você que recebeu a pergunta, mude de assunto, com delicadeza. Quando elogiarem sua roupa, apenas agradeça e não seja modesto dizendo que é bastante usada. Também não precisa devolver o elogio se não há razão para isso. Seja educado, mas não falso.

O guarda- roupa feminino

» Adote um estilo, pois isso imprime personalidade
» Prefira os tons básicos ou terrosos para saias, vestidos, calças, conjuntos, renovando o visual ao jogar sobre essas peças cores vivas em camisetas, lenços e bijuterias.
» Tenha no armário sapatos marrons, beges ou pretos que combinam com qualquer tom de roupa.
» Evite pulseiras, colares e anéis extravagantes que impeçam os movimentos e chamem demais a atenção.
» Delete do guarda-roupa formal estampas extravagantes.
» Evite cores cítricas ou chamativas se vai participar de uma vídeo-conferência. Elas se sobrepõem à sua imagem .

Moda masculina para executivos

» Prefira qualidade à quantidade nas peças do vestuário
» Durante o dia adote tons claros
» Os ternos escuros são sociais, para ocasiões mais formais
» Combine o tom da meia com o do sapato .
» Vista o paletó, tendo o cuidado de deixar o último botão aberto, para ajustá-lo melhor ao corpo.
» Desabotoe o paletó quando sentar para que os ombros não subam
» Prefira as camisas em tons discretos, para variar mais
» Várias Gravatas. Elas vão dar o toque de novo àquele terno usado
» Escolha cintos de couro. Os melhores são costurados nas laterais
» As melhores carteiras são as de couro e finas, contendo poucos documentos para não deformar os bolsos.

Guarda roupa informal masculino e feminino

» Calça de sarja, de brim, jeans ou tecidos que não amassem
» Camisetas variadas
» Blusas de cores diversas
» Saias esportivas
» Um blazer para usar sobre o jeans
» Camisas de puro algodão
» Sapatos esportes. Atenção aos mocassins são usados sem meias
» Bolsa tipo carteira
» Cintos esportivos
» Acessórios que realcem o visual e não atrapalhem os movimentos

*Carmen Peixoto é jornalista e instrutora de etiqueta profissional e social

Para não errar na hora de saborear um bom vinho