Para brincar em casa com apenas papel e caneta na mão
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Para brincar em casa com apenas papel e caneta na mão

Papel e caneta na mão. Pronto! Com isso você já está preparado para se divertir por várias horas junto da família. Se o que veio à mente foram aquelas brincadeiras como jogo da forca, jogo da velha, adedonha e detetive, você acertou. Afinal, já que estamos todos em casa, é o momento ideal para lembrar de como era bom se entreter com coisas simples, e ainda ensinar para a criançada que já nasceu nesse universo da tecnologia. Então vamos direto ao ponto: separamos 10 brincadeiras para mostrar como faz. Vem ver!

1. Adedonha

Pegue o papel e monte uma espécie de tabela com várias categorias, as mais conhecidas são: nome próprio, CEP, que pode ser cidade, estado e país, fruta, animal, cor e marca. Depois disso, cada jogador joga um número com os dedos e é feita a contagem para descobrir qual será a letra daquela rodada. Quem completar primeiro todas as categorias usando palavras que iniciem com a letra sorteada grita “stop!” e o restante deve parar de escrever. Agora é a etapa decisiva de cada rodada: se houver respostas iguais soma-se apenas 5 pontos, as que forem diferentes valem 10. Ganha quem fizer mais pontos.

2. Jogo da velha

O desenho é simples: duas linhas verticais paralelas e outras duas linhas cruzando essas na horizontal, de modo a formar nove quadradinhos. Cada participante vai escolher entre X ou 0 – o objetivo é completar uma fileira com o mesmo símbolo na horizontal, vertical ou diagonal. Quem conseguir, vence.

3. Jogo da forca

Primeiro pense em uma palavra e coloque no papel risquinhos que correspondam à quantidade exata de letras que essa palavra tem. Em seguida, desenhe uma forca ao lado para iniciar a brincadeira: diga aos participantes qual a categoria da palavra que você escolheu, mas apenas isso, hein? Nada de facilitar mais. Agora é com eles. O objetivo é adivinhar a palavra, e, para isso, em cada rodada alguém deve dizer uma letra do alfabeto. Se acertar, você escreve em cima do respectivo risquinho e a cada erro tem que desenhar um membro do corpo até completar um boneco na forca. O jogo termina quando alguém acerta a palavra e quando o boneco da forca está completo, o jogador é eliminado.

4. Quem sou eu?

Escreva em um papel o nome de algum personagem, animal ou outra categoria de sua preferência. Sem mostrar a ninguém entre ao participante do lado que também não pode olhar. Depois todos devem pegar o papel que receberam do coleguinha e colocar na testa (pode ser um post it ou um pedaço de fita adesiva). A missão da vez é descobrir quem você é fazendo várias perguntas que só poderão ser respondidas com sim ou não. Vence quem acertar primeiro.

5. Mímica

Escreva no papel várias categorias como filmes, personagens, ações, sentimentos e músicas. Em seguida cada jogador deve escolher um dos papéis e encenar o que está escrito sem dizer nenhuma palavra. Por exemplo, se você sorteou filme, pense em um e comece a fazer a mímica correspondente. Os outros participantes devem descobrir o que você está fazendo. Quem desvendar primeiro será o próximo a fazer a mímica.

6. Jogo dos pontinhos

Pegue a caneta e faça no papel vários pontinhos em série paralelos na vertical e horizontal. Cada jogador na sua vez deve fazer um risquinho à lápis entre os dois pontos (não pode ser na diagonal) e o objetivo é formar um quadradinho. Quem conseguir coloca sua inicial dentro dele. Quem completa um quadradinho tem direito de jogar mais uma vez. Se na sequência formar outro, segue jogando. Vence a brincadeira quem, ao final, tiver o maior número de quadradinhos. Depois é só apagar e começar tudo de novo.

7. Desenho cego

Dê uma folha de papel e uma caneta para cada uma das crianças. Peça para que ela fechem os olhos e faça movimentos aleatórios com a caneta no papel. Depois, já com os olhos abertos, é só colorir cada um dos espaços, formando um belo desenho abstrato.

8. Detetive

Essa brincadeira em especial é mais interessante de ser feita com pelo menos cinco pessoas (quanto mais melhor), pois cada um terá um papel fundamental para o jogo fluir: será um detetive, um assassino e o restante, vítimas. Depois escreva cada palavra dessa em um pedaço de papel, dobre-os e misture bastante com as mãos para fazer o sorteio. Cada um deve tirar um papelzinho sem dizer nada aos outros. O ideal é que estejam todos lado a lado formando um círculo.

Pronto. Quem for o assassino deve começar a matar as vítimas com uma piscada de olhos. A vítima, por sua vez, ao receber a piscada, deve dizer “morri!”. O objetivo do detetive é descobrir quem é o assassino, apontá-lo e dizer “preso em nome da lei!”. A brincadeira termina quando o assassino mata todas as vítimas, quando o detetive consegue prendê-lo, ou ainda quando o assassino pisca para o detetive.

9. Era um vez

Aqui o objetivo da brincadeira é escrever uma história conjunta: primeiro deve-se escrever “Era uma vez” no papel, e depois cada participante na sua vez deve escrever uma frase que dê continuidade ao que foi escrito. Então já sabe, não é? Quanto mais imaginação mais legal e interessante a história fica. Ao final é só ver no que vai dar e começar tudo de novo.

10. Adivinhe o número

Apesar de muito simples, a brincadeira é uma grande aliada na hora de desenvolver atenção e memória auditiva. Escreva em uma folha de papel uma sequência numérica de aproximadamente cinco dígitos e entregue a um dos participantes. Para o outro, entregue papel e lápis. Aquele que está com o número em mãos deve bater palmas na quantidade referente a cada um dos números, um de cada vez. O objetivo do outro é, apenas pelas palmas, adivinhar qual é a sequência numérica e escrever no papel que lhe foi entregue. Ao final é conferir o resultados dos dois papéis.

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