10 brincadeiras do seu tempo para ensinar às crianças
Foto: Freepik/Divulgação

10 brincadeiras do seu tempo para ensinar às crianças

Amarelinha, Passa Anel, Pula corda, Telefone sem fio, Ciranda, Roda pião. Cada palavra dessa faz um filme diferente passar na sua cabeça? São brincadeiras que atravessam as gerações e unem pais e filhos até os dias de hoje. Por isso, gora, mais do que nunca, é o momento certo para aproveitar o tempo em casa e se conectar com a criançada de uma forma diferente: resgatar esses jogos de antigamente e  deixar de lado os celulares, tablets e computadoresPara refrescar a memória, selecionamos  10 dessas brincadeiras para você ensinar às crianças. Prontos para embarcar nesta aventura?   

1. Telefone sem fio  

O primeiro da fila cochicha no ouvido de quem está ao lado uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu e a graça está ai: a resposta final geralmente é bem diferente da palavra real. Além disso, com essa brincadeira, os pequenos desenvolvem a audição, concentração e a memória 

2. Amarelinha 

Primeiro tem que marcar no chão de casa (pode ser com giz ou fita adesiva) retângulos ou quadrados numerados de 1 a 10 com o nome “Céu” em cima, da seguinte maneira: 

 Depois que decidido quem vai começar, é preciso ter uma moeda, pedrinha, tampa ou algum objeto para ser jogado. A casa numeral em que cair será a que você não poderá pisar. O circuito começa pulando a partir do número um com apenas um pé nas casas solitárias, ou com os dois pés nas casas duplas. Ganha quem conseguir ir até o “Céu” sem pisar na casa marcada e no caminho de volta lembrar de pegar a tampinha. 

3. Passa anel 

Qualquer anel que você tenha em casa já serve para brincar. A ideia é montar uma fila com as crianças, ou quem mais da família estiver em casa, e deixar um sentado ao lado do outro. Será escolhida uma pessoa para ser o “passador” do anel. Os outros participantes terão que ficar com as mãos unidas, formando uma concha fechada. Já o que está com o anel tem que passá-lo de pessoa em pessoa e deixar o acessório cair nas mãos de um dos jogadores sem que os outros percebam. Em seguida, é só escolher um deles para adivinhar quem está com o anel. Se acertar, vai ser a vez dele de passar o anel.

4. Pula corda 

Além de divertida, essa é uma brincadeira saudável para as crianças. Muitos adultos, inclusive, incluem a prática em seus exercícios físicos. É bem simples: basta ter uma corda e bastante energia para pular. Existem várias cantigas como “O homem bateu em minha porta” que deixam a atividade mais difícil e divertida, levando a criança a obedecer uma série de comandos enquanto pula, como tocar ao chão, pular de um pé só e até mesmo girar sem tocar na corda.

5. Cabo de guerra 

Primeiro pegue uma corda e marque o centro dela com um pedaço de pano ou alguma fita. Depois a estique no chão e deixe marcada uma linha com um giz, uma vareta ou um chinelo exatamente no ponto central da corda. Feito isso, é hora de dividir duas equipes, que vai segurar em cada uma das pontas da corda. Ganha o time que conseguir puxar pelo menos um dos adversários para a frente da linha marcada no chão.

6. Ciranda 

Sendo uma das brincadeiras de roda mais conhecidas, a Ciranda é lúdica e reforça os laços e a conexão de quem está participando. Todos de mãos dadas, é hora de girar e obedecer os comandos das músicas. “Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar”; “A canoa virou por deixá-la virar, foi por causa de (diz um nome de quem está na roda), que não soube remar” são algumas das mais clássicas.

7. Batata quente 

Os jogadores formam um círculo e um deles senta no centro da roda com os olhos vendados. Cada jogador deve passar a bola – ou a batata – para o que está à sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: “Batata quente, quente, quente, quente…” a qualquer momento o jogador que está vendado no centro da roda pode gritar “Queimou!”. Quem estiver com a bola na mão, nesse instante será o próximo a ficar no centro da roda.

8. Roda pião 

Em uma mão, a criança tem que segurar com firmeza o corpo do pião. Com a outra, ela enrola o cordão em toda à sua volta, desde o topo até a ponta final. Depois de enrolar, é preciso deixar uma sobra do cordão e enrolar esse pedaço em volta do dedo indicador. Por fim, tem que jogar o pião. O movimento que deve ser feito lembra uma espécia de “chicoteio”, para que dessa forma o pião possa deslizar no cordão e começar a girar assim que bater no chão. Parece fácil, mas a criançada precisa praticar bastante para conseguir um resultado ainda melhor, com o pião rodando por mais tempo.

9. Esconde-esconde

Aqui o objetivo principal é se esconder pelos cômodos da casa, achar o seu “esconderijo secreto” e não ser encontrado pela pessoa que vai procurar. O que procura tem que estar com os olhos vendados e fazer uma contagem que pode ser de 1 a 20, a 50, ou até a numeração combinada por quem está na brincadeira. Ao final da contagem, todo mundo já tem que estar escondido, porque é nesse momento que a criança abre os olhos ou desvenda-os e vai procurar todos os participantes. O primeiro dos escondidos que voltar para o ponto de partida – onde a criança vendada estava fazendo a contagem – vence a brincadeira.

10. Pedra, papel e tesoura 

É um jogo simples e que exige apenas sorte a concentração de quem está participando. A partir de duas pessoas, já dá para começar a brincadeira, mas para isso é preciso saber o que cada elemento que será representado com as próprias mãos significa: a mão fechada, pedra; a mão aberta, papel, e a mão com os dedos indicador e médio estendidos, tesoura. Depois disso é a vez de juntar todo mundo em círculo e ao mesmo tempo colocar uma das mãos para frente imitando um dos três símbolos.

Os participantes vão comparar os resultados e ver quem ganhou da seguinte maneira: pedra ganha da tesoura porque a amassa e quebra; tesoura ganha do papel porque o corta e o papel ganha da pedra porque a embrulha. Se acontecer dos participantes colocarem o mesmo símbolo, se joga outra vez até desempatar. Além de só precisar das próprias mãos para brincar, esse tipo de jogo estimula a agilidade, atenção e coordenação motora de quem está jogando.

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