Por Thays Martins
Do RioMar Recife
O Dia das Crianças está se aproximando e, entre as tradições da data, está presentear com um brinquedo. No entanto, a busca por um brinquedo que seja educativo é grande porque, além de divertir, ele agrega aprendizados. Para entender mais sobre o assunto, o Viva RioMar conversou com Joseane Santos, psicopedagoga, mestra em educação e doutoranda em educação.
Antes de falarmos sobre brinquedos e as principais dúvidas sobre o assunto, a psicopedagoga explica que a criança é um sujeito brincante por natureza. Dessa forma, brincar, além de ser seu direito, é também uma necessidade existencial. Joseane enfatizou ainda que, assim como afeto, cuidado e segurança, o desenvolvimento infantil depende bastante da ludicidade em sua vida. Por isso, os brinquedos são itens essenciais para a rotina das crianças.
A seguir, confira a entrevista com a mestra em educação e psicopedagoga Joseane Santos.
Especial Dia das Crianças: a importância dos brinquedos na infância
O Dia das Crianças está chegando e as pessoas ficam em dúvida no que comprar para as crianças. Com isso, o porquê o brinquedo educativo é uma boa opção?
Vygotsky nos ensina que a criança, diante de desejos não satisfeitos de imediato ou de situações de tensão, recorre ao brinquedo para alívio e satisfação, pois ao se envolver no mundo imaginativo, seus desejos de alguma forma podem se “realizar”.
Huizinga, a partir de seus estudos, afirma que o ato de brincar é uma das características basilares da formação humana. Neste sentido, o brinquedo educativo, enquanto artefato cultural, cumpre funções fundamentais, como o prazer e o aprendizado, sendo responsável pela ampliação das capacidades cognitivas. É essencial que as crianças possam agir sobre os diferentes tipos de brinquedos e explorar suas potencialidades.
O desenvolvimento cognitivo através dos brinquedos devem ser estimulados a partir de quantos anos?
Desde que nascem, as crianças são excelentes receptoras dos estímulos que as circundam e que incidem sobre seus processos mentais, modificando-os. Ainda mais se tais estímulos estiverem associados ao prazer e à alegria. Os brinquedos são objetos pensados com esta finalidade e precisam ser apresentados às crianças respeitando seu tempo, sua segurança e sua autonomia na interação. Eles devem fazer parte do universo da criança, desde que sejam devidamente adequados.
Tem atividades simples que estimulam as crianças desde a criatividade até a habilidade no controle dos movimentos mais finos. Então, escolher brinquedos que estimulam mais essas áreas pode ser uma saída leve para introduzir na rotina infantil?
Há uma gama de atividades simples com ou sem uso de brinquedos que podem oferecer experimentações ricas às crianças envolvendo as artes e a natureza. Elas podem contribuir de forma significativa para seu aprimoramento psicomotor, assim como podem servir para a observação da desenvoltura, do comportamento e dos modos de realização das ações que envolvem o brincar.
Não é o brinquedo em si que estimula a criatividade e as habilidades psicomotoras mas sim a qualidade das interações e das explorações das crianças. Elas precisam de liberdade para brincar, comunicar, fantasiar, experimentar com segurança a realidade objetiva, estabelecer relações com os pares e outros seres para que tome consciência de suas ações e construa sentidos.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.