Por Thays Martins
Do RioMar Recife
O Dia das Crianças está se aproximando e, entre as tradições da data, está presentear com um brinquedo. No entanto, a busca por um brinquedo que seja educativo é grande porque, além de divertir, ele agrega aprendizados. Para entender mais sobre o assunto, o Viva RioMar conversou com Joseane Santos, psicopedagoga, mestra em educação e doutoranda em educação.
Antes de falarmos sobre brinquedos e as principais dúvidas sobre o assunto, a psicopedagoga explica que a criança é um sujeito brincante por natureza. Dessa forma, brincar, além de ser seu direito, é também uma necessidade existencial. Joseane enfatizou ainda que, assim como afeto, cuidado e segurança, o desenvolvimento infantil depende bastante da ludicidade em sua vida. Por isso, os brinquedos são itens essenciais para a rotina das crianças.
A seguir, confira a entrevista com a mestra em educação e psicopedagoga Joseane Santos.
Especial Dia das Crianças: a importância dos brinquedos na infância
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O Dia das Crianças está chegando e as pessoas ficam em dúvida no que comprar para as crianças. Com isso, o porquê o brinquedo educativo é uma boa opção?
Vygotsky nos ensina que a criança, diante de desejos não satisfeitos de imediato ou de situações de tensão, recorre ao brinquedo para alívio e satisfação, pois ao se envolver no mundo imaginativo, seus desejos de alguma forma podem se “realizar”.
Huizinga, a partir de seus estudos, afirma que o ato de brincar é uma das características basilares da formação humana. Neste sentido, o brinquedo educativo, enquanto artefato cultural, cumpre funções fundamentais, como o prazer e o aprendizado, sendo responsável pela ampliação das capacidades cognitivas. É essencial que as crianças possam agir sobre os diferentes tipos de brinquedos e explorar suas potencialidades.
O desenvolvimento cognitivo através dos brinquedos devem ser estimulados a partir de quantos anos?
Desde que nascem, as crianças são excelentes receptoras dos estímulos que as circundam e que incidem sobre seus processos mentais, modificando-os. Ainda mais se tais estímulos estiverem associados ao prazer e à alegria. Os brinquedos são objetos pensados com esta finalidade e precisam ser apresentados às crianças respeitando seu tempo, sua segurança e sua autonomia na interação. Eles devem fazer parte do universo da criança, desde que sejam devidamente adequados.
Tem atividades simples que estimulam as crianças desde a criatividade até a habilidade no controle dos movimentos mais finos. Então, escolher brinquedos que estimulam mais essas áreas pode ser uma saída leve para introduzir na rotina infantil?
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Há uma gama de atividades simples com ou sem uso de brinquedos que podem oferecer experimentações ricas às crianças envolvendo as artes e a natureza. Elas podem contribuir de forma significativa para seu aprimoramento psicomotor, assim como podem servir para a observação da desenvoltura, do comportamento e dos modos de realização das ações que envolvem o brincar.
Não é o brinquedo em si que estimula a criatividade e as habilidades psicomotoras mas sim a qualidade das interações e das explorações das crianças. Elas precisam de liberdade para brincar, comunicar, fantasiar, experimentar com segurança a realidade objetiva, estabelecer relações com os pares e outros seres para que tome consciência de suas ações e construa sentidos.
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