Como crianças podem se adaptar às aulas online?
Foto: Pixabay

Como crianças podem se adaptar às aulas online?

Cenário número 1: crianças lado a lado, brincando, levantando a mão, aprendendo juntas. Essa é a escola. Cenário número 2: criança sozinha, na frente de um computador ou smartphone, interagindo com os colegas e professores apenas através da telinha. Essa é a aula online em tempos de quarentena. Tudo isso de uma hora pra outra. E não apenas os educadores e alunos precisaram se adaptar a essa nova realidade: os pais também. Eles passaram a dividir suas atividades em casa, seja o home office ou os próprios cuidados do lar, com os filhos. E quando no meio da aula e reunião a internet cai?! Ainda precisamos lidar com essa realidade, não é mesmo?!

Mas a gente sabe que criança costuma se adaptar mais facilmente às mudanças do que os adultos. No entanto, é preciso estabelecer algumas rotinas para que os pequenos saibam que o ambiente mudou, mas o objetivo é o mesmo: aprender. Algumas dicas podem ajudar:

1. Usar a farda da escola: mesmo estando em casa, é importante para que a criança assimile a nova rotina;

2. Escolher um cantinho adequado: a sala de aula é formatada para o aprendizado, por isso o ideal é tentar reproduzir esse ambiente em algum cantinho da casa;

3. Desenhar a combinar a rotina de atividades: ter um quadro visível com a rotina ajuda muito na organização do tempo, tanto para os pais quanto para as crianças;

4. Retomar o que foi aprendido: perguntar o que a criança aprendeu ao final da aula ajuda a retomar o conteúdo;

5. Criar momentos de socialização: perceba como pode colaborar para estimular as interações do seu filho com os colegas de classe. A hora do lanche, por exemplo, pode ser compartilhada, mesmo que a distância.

Assim, esperamos que todos passem por este momento. Não está sendo fácil, mas vai passar! 😉 O ideal é que os papais não se cobrem tanto. Talvez não seja perfeito, mas é o melhor que cada um pode dar.

Volta às aulas online: encontre o que precisa e peça de casa

Deixe seu comentário