Por Cacau Barros
Do RioMar Recife
Nerds de todos os países, uni-vos! Nesta quarta-feira, dia 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd ou o Dia da Toalha. Mas, você já se perguntou o motivo por trás da data? Vamos explicar tudo sobre a celebração geek e falaremos sobre as principais curiosidades envolvendo a data.
Afinal, por qual razão escolheram esse dia e porquê também é chamado de Dia da Toalha? Bem, para falar sobre tudo isso, precisamos mergulhar nos primórdios da internet e apurar toda essa história para vocês. Vem com a gente!
Onde tudo começou
Em 12 de Outubro de 1979, o universo da literatura estrangeira conhecia o livro que faria parte da vida de muitos leitores. Aliás, de leitores, cinéfilos, fãs de sci-fi e de tantas outras tribos. Pois bem, lá atrás, nessa data dos anos 70, nascia a obra O Guia do Mochileiro das Galáxias, a maior aventura interplanetária de todos os tempos. Este foi o primeiro livro da saga e acompanharia a jornada espacial de Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect.
Considerado um dos maiores clássicos do gênero literário, os livros continuam reunindo fãs ao redor do mundo e muito provavelmente isso se dá pela aventura leve, simples e que se propõe a enxergar a vida, o universo e tudo mais de uma maneira muito singela e genuína.
Dia do Orgulho Nerd e a relação com a toalha
A relação do Dia do Orgulho Nerd com a toalha é muito simples. Durante a aventura dos protagonistas, Adams coloca a toalha nos livros como um objeto extremamente útil para alguém que se propõe realizar uma viagem interplanetária. Afinal, com ela é possível se agasalhar, se proteger de substâncias tóxicas, ser utilizadas em lutas, oferece suporte psicológico e ainda, pasmem, se enxugar.
Após a morte do autor em maio de 2001, vítima de um ataque cardíaco, os fãs reavivaram a importância da toalha nas obras de Adams e a criação da data celebrativa foi uma forma de homenagear o autor.
A princípio, o Dia da Toalha seria 42 dias após a morte de Douglas. No entanto, o dia 25 de maio de 1977 também é uma data muito especial para quem curte a cultura geek. É que nesse estreou o primeiro longa-metragem da Saga Star Wars, um outro grande marco para o público nerd. Com isso, os fãs se uniram e, consequentemente, realizaram a junção das comemorações.
O autor Douglas Adams
Formado em literatura inglesa pela Universidade de Cambridge, o autor trabalhava, na época em que publicou a saga que o tornaria famoso, em um programa de rádio sobre ficção científica com o Simon Brett.
No entanto, as esquetes para a série Monty Python’s Flying Circus é o que tratira notoriedade para Adams. Esse material era um programa de humor britânico criado por um grupo de comediantes e, ao longo dos anos, fez com com que Adams fosse um dos principais nomes da ficção científica e da fantasia. Até o Neil Gaiman quando conheceu o seu trabalho comentou, “um extraordinário autor de comédia”.
É sabido que poucos anos antes de lançar O Guia do Mochileiro das Galáxias, ele havia feito um mochilão para desbravar a Europa. Logo, suspeita-se que a inspiração veio dessa viagem e da sua relação com o gênero de ficção científica.
E se você ficou curioso e com vontade de embarcar nessa jornada, confira as duas edições do primeiro livro de O Guia do Mochileiro das Galáxias disponível no RioMar Online.
*Preços e estoque são de responsabilidade da loja. Frete grátis na primeira compra ou quando o valor total for acima de R$ 250. Consulte a área de cobertura de entrega.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.