Na Índia, Masala é o nome que se dá a uma mistura de temperos, ervas e especiarias. Assim, não existe uma Masala específica, mas diversos tipos diferentes de misturas que dão origem a temperos mais comuns por aqui.

Especiarias como a Cúrcuma, Feno Grego, Cominho, Gengibre, Canela e Cardamomo, entre outros, são compradas nos mercados e misturadas numa proporção que é quase um segredo de família.

Sambar Masala

Às vezes, essa combinação de ingredientes faz tanto sucesso e se torna tão comum que passa a ter um nome mais “comercial”, é o caso do Tandoori. O Curry e suas variações regionais também é um exemplo de Masala.

A Masala mais famosa é o Garam Masala, do hindi Garam, que significa quente. A presença de canela, cravo e gengibre nessa mistura deixa a sensação de calor, sem o picante da pimenta.

Além do Garam, temos também o Biryani Masala, usado para o conhecido arroz Biryani. Ou ainda o Sambar, ensopado de legumes e vegetais indiano. Você vai encontrar também o Chaat Masala e outros mais.

Mas, como usar essa mistura tão saudável e gostosa em nossos pratos do dia a dia? As Masalas ficam ótimas nos guisados de maneira geral. Galinha ou Bode guisados terão um sabor especial com o Garam Masala, por exemplo. Ou ainda, acrescentar um pouco de Sambar Masala no purê de batatas irá dar uma cor e um aroma de dar água na boca. Experimente nas sopas, no arroz ou onde sua imaginação mandar.

Biryani Masala

No quiosque da Bombay, você pode comprar as Masalas  já prontas ou os ingredientes em separado e arriscar fazer a sua própria Masala! A Bombay fica localizada no Piso L1, em frente à loja Magazine Luiza.

Sal rosa, do Himalaia para sua mesa