Minutos antes de comandar a cozinha do RioMar à Moda do Chef, neste sábado (02), a chef Luciana Sultanum dividiu suas intenções com o Viva RioMar: “A minha ideia é inspirar as pessoas e não apenas dar uma receita”. Na plateia, olhos atentos e curiosos em torno da chef pernambucana que teve sua formação na culinária francesa.

Andréa Cristina e o namorado, Aldair Justino, foram um dos três primeiros casais a chegar e tiveram a oportunidade, não só de aprender as receitas e dicas, como saborear o jantar completo. Contudo, nada foi por acaso. Andréa ficou sabendo do evento através do Instagram do RioMar Recife. Em seguida, leu a matéria do Viva RioMar – ela viu o link no Facebook do mall – que apresentava o cardápio dos três chefs que participariam do evento e optou pelo de Luciana. “Eu escolhi o cardápio dela e fiquei curiosa para ver como era o preparo”, comenta.

O casal veio de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Norte de Pernambuco, e saiu com os olhos brilhando. “O jantar foi espetacular”, dividiu Aldair. Já Andréa, além de ter suas expectativas superadas, saiu inspirada – para alegria da chef Luciana Sultanum. “Já combinamos que vamos preparar juntos o jantar de Dia dos Namorados. O bacana é que ela também compartilhou outras opções de ingredientes e possíveis adaptações das receitas”.

Na criação dos pratos, Luciana utilizou a sua base da culinária francesa, misturada a elementos da nordestina e da tailandesa. ” A culinária tailandesa é sensual, por isso resolvi trazê-la no molho do peixe”, comenta. A chef preparou um queijo curado com tomate assado e mel para entrada. Já como prato principal foi a vez do filé de pescada e camarões, crosta de jerimum, purê de ervilha com hortelã e molho de curry tailandês. Por fim, a sobremesa foi um creme gelado de limão com suspiros, farofa de biscoito e morangos flambados.

Para ambientar o jantar, três decoradoras foram convidadas para montar as mesas. Ana Clara Cannizzaro usou produtos da Tok & Stok. Liliana Figueiredo fez a montagem com peças da Etna. Já Isabela Azevedo escolheu itens na Camicado. Além das mesas, as lojas de casa e decoração do RioMar também marcaram presença na cozinha do evento – assinada pelo arquiteto Tony Pedrosa – com os utensílios utilizados no preparo dos pratos que foram da Spicy e Le Creuset.

A tarde foi marcada por simplicidade, simpatia, didática e mão na massa. A chef, que também é professora de gastronomia, convidou um integrante da plateia para ajudá-la no preparo. Mal sabia ela que está aula seria mais um degrau de incentivo para realizar um desejo de Cláudio Andrade. Um dos primeiros a levantar a mão, quando Luciana solicitou um ajudante, encontrou uma de suas paixões na cozinha.

Cláudio começou a cozinhar quando saiu da casa dos pais e pegou gosto pela culinária. “Eu tinha que me virar. Não tinha mais papai e mamãe para fazer as coisas. Então comecei cozinhando o básico e depois fui gostando, pesquisando e me aprofundando nos diferentes preparos”. Antes de vir para o evento, ele tinha pesquisado a formação de Luciana, mas não esperava tornar-se seu ajudante por um dia. “Sentir a cozinha com uma chef profissional é incrível. Quero fazer gastronomia e hoje foi mais um incentivo”. Quando questionado se colocaria em pratica os aprendizados da tarde, logo revelou: “Vou preparar a sobremesa e o purê de ervilhas no jantar de Dia dos Namorados”.

Domingo tem mais

Este domingo (03/06), será o terceiro e último dia do RioMar à Moda do Chef. E o público poderá contar com os ensinamentos do paraibano Chef Wellington (TV Jornal/SBT), na Praça de Eventos 1 do RioMar, a partir das 17h – uma hora antes do evento as filas começarão a ser formadas. Vale lembrar que os três primeiros casais que chegarem poderão saborear os pratos e também poderão assistir ao preparo do jantar, mais cem pessoas. Como os assentos são limitados, o acesso será por ordem de chegada.

Para o evento, Wellington traz um Barquete de endívias com figos frescos e sal vulcânico no perfume de azeite de trufas, na entrada, Escalope de filé em vinho do Porto e mandioquinha Duchese, como prato principal, e Consomé de frutas vermelhas em sorvete de chocolate branco, na sobremesa.