Quem vê Jimmy Ogro no programa global Mais Você, comandado por Ana Maria Braga, não poderia esperar algo diferente: receitas simples, sem grandes complicações. Nada de pratos elaborados. Ingredientes mais caros – como o mascarpone – foram substituídos. Ele ainda privilegiou produtos locais como mel de engenho, queijo manteiga e a cerveja pernambucana Ekäut no preparo dos alimentos. Jimmy não apenas cozinhou no último dia do RioMar à Moda do Chef, realizado neste domingo (26), ele se divertiu e levou todo mundo a refletir: “Comida não é só alimento. Comida é passar tempo com quem a gente gosta. Minha missão é aproximar a comida das pessoas para as pessoas se aproximarem umas das outras”, disse ele, reforçando a proposta desta edição: jantar com amigos.

“Cozinhar trouxe muitos amigos de volta para minha vida. Amigos da escola que não via há muito tempo e, através das redes sociais, pude trazê-los de volta, chamando-os para cozinhar na casa deles ou na minha casa. Sempre usando a bebida e a comida, mesmo que seja fora de casa, em um bar ou restaurante, pode ser outra pessoa cozinhando profissionalmente para você, mas a comida sempre vai ser o maior e melhor agregador de pessoas que existe.”

Vamos  aos pratos preparados por Jimmy?

Entrada
Atum semi-grelhado em crosta de castanha de caju e teryiaki de laranja e mel de engenho.

Principal
Steak ancho marinado em shoyo e tamarindo dourado em manteiga de garrafa com aligot de macaxeira e queijo manteiga.

Sobremesa
Tiramisu de pão de ló e cerveja coffee stout da Ekäut

Designer por formação, Jimmy deu dicas importantes enquanto preparava os pratos que, aliás, nunca havia feito antes. “Como a gente cria? A melhor maneira de pensar na receita é parar e pensar, lembrar das coisas que você já comeu. E aí sim partir para os testes. Como faz isso? Provando de tudo! Sem preconceitos. Sempre que for no mercado e vir algo que não conhece, compra e testa”, falou.

Dicas para não errar  

» Planejamento é muito importante. Pense antes no prato que quer comer e siga em frente.

» É possível, sim, repensar uma receita, mas é importante usar ingredientes que mantenham a sua base. O chef, aliás, fez isso muito bem ao substituir os tradicionais mascarpone e biscoito champanhe do Tiramisu por cream cheese e pão de ló, respectivamente.

Amantes da gastronomia 

Maria do Carmo Vasconcelos é contadora por profissão, mas uma verdadeira amante da cozinha. Ela estava passeando pelo RioMar quando soube do evento e resolveu ficar. “Já acompanho o Jimmy no programa Mais Você e penso da mesma maneira que ele. Acredito que mais do que fazer comida, criamos laços de amor com nossa família e amigos que marcam nossa memória, assim como o paladar”. Ela ainda se declarou surpreendida com a praticidade dele na hora de preparar os pratos.

Já Renato Freire está no segundo período de gastronomia e faz questão de marcar presença em todos os eventos da sua área. Nesta segunda edição do RioMar à Moda do Chef, ele compareceu nos dois dias e ficou encantado com a forma que Jimmy dirigiu o preparo dos pratos. “As substituições que ele fez foi a parte mais especial pra mim, que pude parar pra pensar nas inúmeras possiblidades que temos de preparar pratos sabororos sem precisar depender de um único alimento.”

RioMar à Moda do Chef

Esta foi a segunda edição do RioMar à Moda do Chef que, desta vez, teve o tema “Jantar com Amigos”. O evento foi realizado na Praça de Eventos 2, Piso L1, gratuitamente. Além de Jimmy Ogro, também participou o chef Roberto Ravioli. Eles prepararam um menu ao vivo para o público e três duplas de amigos puderam desfrutar dos pratos dispostos nas mesas, a cada dia.

Muita inspiração na segunda edição do RioMar à Moda do Chef

As mesas foram montadas pelas especialistas Ana Cláudia Bacelar, Liliana Figueiredo e Isabela Azevedo.

As lojas de casa e decoração do RioMar estiveram presentes no evento. A meseira Ana Cláudia Bacelar usou produtos da Tok&Stok em sua mesa. Liliana Figueiredo fez a montagem com peças da Etna. Já Isabela Azevedo escolhou itens na Camicado. A cozinha do RioMar à Moda do Chef foi assinada pelo designer de interiores Tony Pedrosa. Para o preparo do jantar, foram utilizados itens da Spicy e Le Creuset.

Os chefs Chico Rebelo e Frederico Conde, do Douro In, auxiliaram os convidados no preparo dos pratos.