Olhos atentos acompanharam as mãos e os ensinamentos do chef italiano – ou melhor cozinheiro, como ele prefere se definir – Roberto Ravioli, na segunda edição do RioMar à Moda do Chef. No evento gratuito que aconteceu no início da noite deste sábado (25), na Praça de Eventos 2 do RioMar Recife, o cozinheiro apresentou um menu para “Jantar com amigos”.

As primeiras a chegar foram a assistente social Ana Paula Pigmataro e a estudante de gastronomia Veronise Moura. As amigas que ocuparam a primeira mesa e que degustaram os pratos preparados por Ravioli se conheceram na fila do evento. “Ele é um dos meus chefs favoritos. Foi por ele que eu vim. A cozinha italiana e francesa são as minhas favoritas, além disso ainda conheci uma nova amiga”, comenta Veronise. Já Ana veio focada em ver as receitas de perto e conseguir um lugar em umas das três mesas. “O RioMar à Moda do Chef está sendo muito bom e gratificante. Eu vim cedo para tentar pegar a mesa e consegui”. As duas saborearam o cardápio da noite na mesa decorada por Liliana Figueiredo que utilizou artigos da Etna.

Na mesa ao lado estavam Bárbara Lundgren, enfermeira, e Adriano Oliveira que trabalha como desenvolvedor. Além de amigos, eles também são um casal e dividem um pouco do seu lifestyle na página dos dois no Instagram (@diveiraspelomundo). “A gente ama assistir programas de gastronomia e é muito legal ter uma experiência como esta. Nos aproxima dos chefs”, divide Bárbara. A mesa deles foi assinada por Isabela Azevedo que usou itens da Camicado e se inspirou em tons terrosos, além de explorar a tendência do cinza, azul marinho e xadrez.

Já a terceira mesa foi ocupada pelo 5° e 6° lugar da fila. Walmir Barbosa, estudante, e Ana Maria Magalhães, assistente social, são amigos há 13 anos e namorados. “É muito importante ter uma oportunidade como essa de presenciar o preparo dos pratos e experimentar. A entradinha estava ótima! Me surpreendeu”, afirmou Walmir. A decoração da mesa que eles jantaram foi assinada por Ana Cláudia Bacelar que usou produtos da Tok&Stok e explorou o verde, folhagens e trama.

Para a entrada o cozinheiro preparou um Crudo di mare e lardo (tartar de camarão, lardo e tempurá). Como prato principal Raviolone D’Oro (ravioli de ricota com gema mole e salsa de parmesão trufado). Já para sobremesa foi um Crespelle di mele e gelato (Finíssima panqueca de maçã verde caramelizada com sorvete).

Durante o preparo das receitas, Ravioli convidou algumas pessoas para colocar a mão na massa. Entre elas, o estudante de gastronomia  Renato Freire “ Foi muito bom poder experimentar coisas que eu não tinha visto ainda, como esse vinagre de manga. Foi uma honra participar e preparar um prato dele. No final, ele me disse que o meu prato ficou muito bom e eu pensei ‘Meu Deus! O senhor é minha inspiração”, contou.

Por fim, Ravioli dividiu sua opinião sobre o evento: “ Achei espetacular. Cozinha é pratica. E pode se preparar algo fácil com sofisticação. Além disso, a ação também pode ajudar a despertar novos cozinheiros”, afirma.

A cozinha do RioMar à Moda do Chef foi assinada pelo designer de interiores Tony Pedrosa que criou uma varanda gourmet: “a decoração desta vez está mais leve e com um toque retrô. Para humanizar, trouxe o verde no avelós”, explica. Na escolha dos utensílios para o preparo do jantar, foram utilizados itens da Spicy Le Creuset.

 

Os chefs Chico Rebelo e Frederico Conde, do Douro In, auxiliaram o convidado no preparo dos pratos.

Amanhã tem mais!

Neste domingo (25) acontece o segundo dia do RioMar à Moda do Chef. O público poderá acompanhar ao vivo os pratos preparados por Jimmy Ogro, a partir das 17h, na Praça de Eventos 2 do RioMar Recife. Além disso, as três primeiras duplas de amigos que chegarem ao evento vão poder saborear os pratos.