*Atualizada em 30 de outubro de 2021.
Por Beatriz Maia
Do RioMar Recife
A cartola é uma das receitas mais presentes na vida do pernambucano. Por esse motivo, ela se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado em 2009. Essa sobremesa tradicional é mais antiga do que imaginam. Por mais que não consigam determinar quem inventou o prato, que consiste em banana assada, queijo do Sertão e canela ou açúcar por cima, já sabemos que ele foi originado nas casas de engenho.
Na verdade, a iguaria foi uma junção de costumes, técnicas e ingredientes usados por três povos que formaram a cultura do Nordeste brasileiro: os portugueses, indígenas e os escravos africanos. A banana bem madura, trazida pelos portugueses das ilhas Canárias, o queijo do Sertão, conhecido como queijo manteiga, muito consumido em meio aos escravos, e seu toque final, a canela, formaram um prato que ultrapassou as fronteiras de Pernambuco e se tornou querido por todo o Nordeste.
Não se sabe ao certo, mas o nome “cartola” pode ter sido escolhido pelo formato alto da sobremesa e por sua cor escurecida pela canela. Essa receita é de dar água na boca… que tal um pratinho? No RioMar Online, alguns restaurantes contam com a opção dessa sobremesa tão querida. Dá uma olhada:
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.