Por Thays Martins
Do RioMar Recife
Já se foi a época em que as pessoas frequentavam cafeterias apenas para tomar um café e ir embora. Afinal, um bom café, além do sabor, pode entregar algo à mais: a experiência. É um ambiente aconchegante, uma bebida bem feita e saborosa como também a experimentação sensorial que é receber um belo café. É essa a premissa do latte art, um café com arte que Fábio Melo, barista do Coffeetown, cafeteria localizada no Piso L2 do RioMar Recife.
O latte art nada mais é que os cafés com desenhos ou formas feitos no café com leite vaporizado. Não se sabe ao certo de onde surgiu essa técnica. No entanto, o latte art começou a ganhar popularidade nos anos 80 e nos últimos anos ganhou ainda mais força com a propagação dos registros nas redes sociais, como comprova a pesquisa da Foresight Factory onde comprova que, desde 2015, as postagens de café fotogênico no Instagram aumentaram 4.500%.
Fábio Melo, barista líder do Coffeetown explicou para o Viva RioMar que antes de tornar-se barista tomava café mas não apreciava nem o conhecia. Ao ir conhecendo os sabores e aprofundando a apreciação, um novo universo se abriu.
Ao se profissionalizar, em uma das campanhas no Coffeetown, o Festival do Frapê, Fábio criou uma combinação de um frapê de laranja onde o frutado e o cítrico era o que se sobressaia. “Eu não posso tomar leite porque sou intolerante. Então, criei uma bebida que, mesmo tendo o leite como base, que é o caso do frapê, era algo mais sutil, com pouco leite, onde o sabor escolhido foi a laranja.”
Essa foi uma criação que trouxe muito do seu eu com restrições alimentares. Mas, para esta ocasião, a bebida escolhida foi uma que ele aprecia, mesmo sem beber, que é o latte art. Assim, a bebida foi o clássico capuccino com a arte feita com o leite vaporizado, uma arte na qual pode ser apreciada com os olhos e que você pode conferir no Coffeetown.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.