Como harmonizar vinhos com peixes e frutos do mar
Foto: Pexels

Como harmonizar vinhos com peixes e frutos do mar

Semana Santa chegando, o Viva RioMar conversou com quem sabe de tudo quando o assunto é vinho: a sommelier e amante da enogastronomia Amanda Loyo. Ela deu dicas bem simples para iniciantes do mundo do vinho sobre como harmonizar peixes e frutos do mar com a bebida. A máxima que todos têm em mente é que os pratos típicos da Páscoa só harmonizam com vinhos brancos e rosé, mas em alguns casos, o tinto vai muito bem. Mas com o calor que vem fazendo, escolher um bom vinho branco ou rosé bem geladinho – ou até um espumante – é uma ótima opção. E para finalizar, um vinho do Porto com chocolate é a harmonização perfeita! Vamos então às dicas? Com a palavra, Amanda Loyo:

Os peixes, por serem, geralmente, preparações leves, devem ser acompanhados por vinhos igualmente leves. Aqueles peixes de sabor mais forte, ou os mais gordurosos, pedem vinhos mais estruturados. Desta forma, os melhores vinhos a serem bebidos são os brancos e os espumantes, além de alguns rosés. Mas vai depender, também, do molho, além do tipo do peixe. Os servidos com molhos cítricos, como laranja e maracujá, podem ser perfeitamente escoltados por um Sauvignon Blanc chileno, por exemplo. Principalmente se o acompanhamento for um mix de legumes ou um arroz de brócolis.

Contrariando a idéia de que peixe só combina com vinho branco, temos o salmão. Este peixe pode ser maravilhosamente acompanhado por um rosé (espumante ou não), ou um Pinot Noir (Chile, Argentina – Patagônia, ou França). O bacalhau é outro tipo de peixe que pode ser acompanhado por um Pinot Noir, ou então, por um Chardonnay mais encorpado.

Os frutos do mar também pedem, preferencialmente, espumantes e vinhos brancos para acompanhar. A dica aqui é: se a preparação levar um molho mais cremoso, como um camarão ao molho de queijo, ou uma lagosta na manteiga, devemos escolher um vinho igualmente cremoso e amanteigado, podendo ser um Chardonnay argentino ou californiano. Se o molho levar um queijo mais forte, como gorgonzola ou roquefort, podemos arriscar um tinto pouco tânico (para não agredir tanto o fruto do mar), como um Merlot ou um Tempranillo. No geral, os vinhos rosés são uma ótima opção para os frutos do mar. Já as ostras são exaltadas por espumantes. Em caso de frituras, como lulas ou camarões empanados, o melhor é escolher um vinho bastante ácido, como um Sauvignon Blanc, um Riesling ou um Vinho Verde.

O SEU VINHO EM CASA 

O RioMar Online, plataforma digital de vendas do RioMar Recife, está com várias opções de Páscoa para entrega em casa. Operações como Campo da Serra, Pobre Juan, Douro In e Garrafeira do Cais estão com ótimos preços e sugestões para a época.

As entregas são feitas todos os dias, das 12h às 20h, e o frete é grátis.

Deixe seu comentário