Outubro Rosa: IJCPM promove ação “Prevenir é Se Amar”
Fotos: Declécio Tadeu/RioMar Recife

Outubro Rosa: IJCPM promove ação “Prevenir é Se Amar”

Por Deoclécio Tadeu 
Do RioMar Recife

Com o tema “Prevenir é se amar“, o Instituto JCPM realizou nesta quinta-feira (14) um evento especial em alusão ao Outubro Rosa. Na programação, mulheres de Brasília Teimosa e do Pina, na Zona Sul do Recife, puderam participar de rodas de diálogo com profissionais especializadas na temática. Além disso, elas receberam atendimento médico com procedimentos básicos para identificação do câncer de mama e relaxaram em sessões de massoterapia também oferecidas no local.

 

Outubro Rosa marca com sua cor a fachada do RioMar

Entre uma atividade e outra, dona Edinalda Maria falou sobre os cuidados com a saúde, em especial sobre as ações de prevenção ao câncer de mama. “Confesso que eu me cuidava regularmente, mas com a chegada da pandemia dexei de realizar os exames. Esta ação serviu como um alerta, com certeza vou retomar os cuidados“, disse dona Edinalda.

A diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, destacou a importância da ação para a comunidade “A ação teve como objetivo dar oportunidade às mulheres de Brasília Teimosa e Pina que se descuidaram durante o período de pandemia, trazendo atendimento e, principalmente, esclarecimento sobre esse tema tão importante.”

Foto: Divulgação/IJCPM

Durante uma das rodas de diálogo, a médica Mirela Ávila falou sobre o quão imperativo são os cuidados preventivos, em especial para aquelas que estão no grupo de risco. “A prevenção é indispensável, principalmente para as mulheres que têm histórico de câncer de mama na família ou outros fatores de risco como, por exemplo, o tabagismo e o sedentarismo. Se a pandemia trouxe dificuldades quanto a esse assunto, agora é o momento de voltar a se cuidar. Assuma a responsabilidade de cuidar de si mesma“, enfatizou a médica.

Dona Edileuza Alcântara, moradora do Pina, também elogiou a iniciativa. “Há quatro anos perdi minha irmã por conta do câncer de mama. Por esse motivo, sei que os exames de prevenção são muito importantes. Faço o autoexame todo mês e vou ao médico pelo menos uma vez ao ano”, disse.

A psicóloga Ana Patrícia falou sobre os cuidados mentais e deu bons direcionamentos para as mulheres. “Viva uma vida equilibrada e procure relacionamentos saudáveis. Outro ponto importante é não deixar para se cuidar sempre amanhã, não adie o autocuidado, cuide-se hoje, agora“, ressaltou a psicóloga.

Ainda teve dicas da nutricionista Izabel Oliveira apresentando vários alimentos que contribuem com a prevenção do câncer de mama, atividades de alongamento com profissional de educação física e café da manhã. Todas as atividades foram realizadas pelo Instituto JCPM em parceria com o RioMar Recife e o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.

OUTUBRO ROSA

A campanha do Outubro Rosa é de extrema importância para a conscientização das pessoas sobre a prevenção e cuidados do câncer de mama. Iniciativas acontecem em inúmeros países em prol da causa.

No mundo, são mais de 2 milhões de novos casos de câncer de mama por ano. Porém, a boa notícia vem da prevenção: quando diagnosticado na fase inicial através de exames como mamografia, há 95% de chance de cura. Por isso a importância do movimento Outubro Rosa, que vem com a importante missão de alertar as mulheres sobre o autoexame, a prevenção em dia e os hábitos saudáveis.

 

 

Deixe seu comentário