Por Luana Monteiro
Do RioMar Recife
Outubro Rosa é sempre uma campanha muito abraçada pelo Grupo JCPM a cada ano que passa ?. Este mês, representando toda a força dessa causa em prol da conscientização e prevenção do câncer de mama, foi realizada uma programação bem especial pelo Instituto Jcpm de Compromisso Social, pelo RioMar Recife e pelo Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.
As ações começaram na manhã do dia 26 de outubro e foram repletas de atividades ao longo do dia com mulheres das comunidades do Pina e Brasília Teimosa. Teve a Caminhada do Outubro Rosa passando pelos bairros; sensibilização porta-porta pelo entorno junto com os jovens do IJCPM e momentos de descontração e lazer trazendo aulas de alongamento, dança, sessão de fotos em diferentes ambientes e ainda um “momento salão” com direito a cabelo + penteado + sobrancelha + maquiagem + unha (pé + mão) em salões específicos da comunidade.
Nessa quinta-feira, 27 de outubro, tivemos o desfecho da programação com muito conhecimento, informação e a realização gratuita de exame de mama. Pela manhã aconteceu um café da manhã especial para as mulheres participantes da ação. O momento antecedeu uma palestra com tema “Prevenção Sobre Saúde da Mulher” conduzida pela doutora Ladjane Delgado (ginecologista), no auditório IJCPM. Outro momento bem importante foi a realização do exame de mama com a doutora Mirela Ávila, diretora médica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.
O ponto alto do dia foi a partir das 14h30, quando começou a Rádio Livre do Sistema Jornal do Commercio com transmissão ao vivo diretamente do auditório JCPM. O tema “Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama: Amor Próprio é a Melhor Prevenção” foi tratado com muita sensibilidade na bancada apresentada pela repórter Anne Barreto e as convidadas Bruna Trajano, fundadora e diretora da Associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Mama de Pernambuco; Nadja Dantas, moradora da comunidade Brasília Teimosa e também paciente em tratamento do câncer de mama e a doutora Mirela Ávila. Juntas elas falaram sobre a importância de fazer os exames de rotina e de como faz diferença descobrir o diagnóstico o mais cedo possível.
“Quanto mais cedo se recebe o diagnóstico, maior as chances de cura”, afirmou Mirela.”
Ao final, todos aproveitaram um lanche feito com muito carinho ainda no IJCPM.
Mais Fotos da Rádio Livre
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.