O corpo fala: saiba como ter uma boa imagem com seus gestos
Foto: Pexels

O corpo fala: saiba como ter uma boa imagem com seus gestos

*Por Carmen Peixoto

Por mais que a palavra seja a expressão mais utilizada por nós seres humanos, o corpo transmite emoções e sensações que se traduzem em gestos, postura, tanto no modo de andar como até o tom da voz. Vamos ver como é possível melhorar alguns pontos fracos em nossa comunicação não verbal.

Liderar de forma mais positiva através da linguagem corporal?

É possível sim melhorar a nossa performance no trabalho desde que observemos quais os pontos fracos, os hábitos nocivos que precisam ser eliminados. É possível ser eficiente e admirado no trabalho, criando hábitos corporais que vão lhe apoiar e ajudar a ser você mesmo, porém bem melhorado. Para isso, você precisa ter naturalidade e saber que a postura e os gestos falam mais de você do que imagina. Ter um perfil mais alegre, ou mais formal, é importante que todo seu corpo esteja de acordo com a mensagem que você quer transmitir.

Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, apurou a seguinte proporção na comunicação: 7% Verbal (somente palavras) 38% Vocal (incluindo tom de voz, velocidade, ritmo, volume e entonação) 55% Não verbal (incluindo gestos, expressões faciais,
postura e demais informações expressas sem palavras).

Postura: O que transmite insegurança e timidez

• Ombros caídos
• Mãos na cintura enquanto fala
• Braços cruzados enquanto fala com alguém
• Pernas que balançam sem parar
• Aperto de mãos sem firmeza

Olhos

O olhar expressa demais o que sentimos e podemos afirmar que revela muitas emoções. Portanto, é importante ter o cuidado desse contato visual enquanto fala com outra pessoa. Evite: olhar de paisagem; esfregar os olhos como se estivesse com tédio; desviar o olhar de quem fala com você.

O tom de voz revela muito de você

A maior parte da nossa comunicação é feita por meio da linguagem corporal, tom de voz, palavras, movimentos e gestos. Todas essas somadas, tais como expressões faciais, entonação, velocidade da fala e timbre nos diz algo. Seu poder de sedução resultará muito do tom
de sua voz. Uma voz agradável se faz ouvir com mais satisfação.

» Timbre forte, mas sem exagero – demonstra confiança
» Fraco ou fino – é próprio de pessoa submissa
» Trêmulo – demonstra insegurança
» Alto demais – falta de controle

Trabalhe seus pontos fracos e felicidades no trabalho!

Carmen Peixoto é Jornalista de Relações Institucionais do RioMar Recife

Novos hábitos no pós-pandemia

Deixe seu comentário