Novas oficinas do IJCPM trazem realidade do mercado para os jovens
Fotos: Débora Claro/divulgação

Novas oficinas do IJCPM trazem realidade do mercado para os jovens

Conhecimentos de design gráfico, desenvolvimento de games e empreendedorismo. Três realidades do mercado de trabalho. Alinhados com disciplinas tradicionais como português, matemática e cidadania. “Mundo Digital”, novo projeto do Instituto JCPM, tem o objetivo de levar a jovens com idades entre 16 e 24 anos essa proposta. A partir de hoje, 150 moradores das comunidades do Pina e Brasília Teimosa terão acesso às oficinas oferecidas pelo instituto em parceria com o SoftexRecife. Mais 25 alunos terão aulas de robótica no mesmo espaço.

Jovens terão aulas práticas e teóricas.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, o mundo se transformou e o instituto, que em 2019 completa onze anos de atuação, está seguindo junto. “Entendemos que o instituto precisava atualizar alguns conteúdos. É do interesse da juventude o mundo digital. Temos aqui no Recife o Porto Digital, que pode ser um excelente espaço de trabalho, por exemplo. Desenvolvemos uma parceria com a Softex para dar conteúdos específicos e nossos professores vão continuar dando disciplinas como português, matemática e cidadania”, explicou.

Artur Rebelo (RioMar), Lúcia Pontes (JCPM) e Eduardo Paiva (Softex).

O diferencial deste projeto é que o curso foi personalizado segundo a realidade dos jovens atendidos pelo IJCPM. “Queremos, inclusive, que o jovem saia pronto para empreender a própria ideia”, revelou Lúcia. Foi exatamente o sonho de empreender que levou Luciano Dionísio, de 21 anos, ao curso. Formado em publicidade, ele busca no conhecimento que terá com as aulas de design fazer todo o processo de uma campanha. Luciano já trabalha como social media e, alinhar a criação com o design, sem dúvida, será um diferencial para o seu currículo.

Luciano é formado em publicidade e quer aprofundar, também, a área de design.

O coordenador do Softex, Ivaldir Júnio, explicou como será a dinâmica das oficinas. “Construímos juntos a proposta dos cursos. Não queremos apenas dar um treinamento de como usar o conhecimento. Queremos uma formação direcionada. Com as aulas de português, por exemplo, os jovens são desafiados a interpretar um comando, desenvolvendo-o de forma mais assertiva. O mesmo serve para as aulas de matemática, que levam os alunos a pensar de forma lógica e, assim, chegar à solução do problema.”

LEIA MAIS
» OFICINAS DO IJCPM OFERECEM TECNOLOGIA DE PONTA A JOVENS ESTUDANTES

Os novos cursos oferecidos no IJCPM, que funciona no RioMar Recife, são voltados para jovens entre 16 e 24 anos, que estejam cursando o ensino médio – ou tenham concluído – em escolas públicas. As aulas começaram, nesta quarta-feira (13), e vão até dezembro.

O novo conceito da atuação do IJCPM inclui a realização de parcerias com empresas do setor nas mais variadas formas. Desde abertura para visitação e interação entre os jovens que estão iniciando a formação e pessoas da área, passando por palestras inspiradoras, chegando até ao apoio específico ao desenvolvimento da carreira.

Deixe seu comentário