Mobilidade Sustentável : caminhos viáveis
Foto: Pexels

Mobilidade Sustentável : caminhos viáveis

Por Jussara de Paula*

Escutar a palavra sustentabilidade para algumas pessoas ainda as fazem pensar que está ligada apenas às questões que envolvem o meio ambiente. Na verdade, ela está relacionada com muitas dimensões, dentre as mais conhecidas: econômica, social e ambiental. Porém, você sabia que além delas também existem a ecológica, espacial e cultural?

Conecte-se a diversas naturezas: os benefícios da caminhada

Pensando nisso, é possível pratica-la também no trânsito nosso de cada dia. Seja de carona, a pé ou de automóvel, o trânsito é formado por pessoas e, portanto, logo percebemos que ele se dá em um meio social e sua utilização é tanto para o deslocamento de mercadorias como também das próprias pessoas. Ao aplicar as “menos conhecidas dimensões da sustentabilidade” é possível adotar atitudes que podem transformar de um simples deslocamento a melhoria da qualidade de vida de um bairro ou cidade, por exemplo.

E como posso adotar a mobilidade sustentável no dia a dia?

1. Bicicletas Compartilhadas: Com a ampliação de ciclofaixas e aumento de disponibilidade de estações compartilhadas, andar com a bike tem se tornado mais acessível e seguro, com o uso de capacete e equipamentos.

2. Patinetes: Recente no mercado no quesito mobilidade urbana, os patinetes elétricos acabam sendo uma forma divertida e ecológica de se locomover. Utilizados com cuidado e segurança.

3. Carona: A opção de compartilhar a viagem com alguém no trajeto pode ser uma companhia agradável e poupa o ambiente, evitando a utilização do carro por uma só pessoa.

4. Utilização correta dos veículos: revisões periódicas, utilização de biocombustíveis são algumas práticas que também contribuem para o meio ambiente. Além de aumentar o tempo de utilização do automóvel, o uso de biocombustível diminui o impacto de utilização de fontes não renováveis, por exemplo.

5. Respeito ao trânsito: Sabendo que o trânsito é feito por e para pessoas, respeitar a faixas dos pedestres e ao sinal de trânsito contribui significativamente para a fluidez e diminuição de acidentes. Desta forma, motoristas e pedestres devem estar atentos as sinalizações e regras, conscientes de que cada um tem a sua vez e hora para se movimentar.

A mobilidade sustentável proporciona a percepção dos seus diversos aspectos, gerando a partir da sua aplicação, o engajamento para melhorias e significância dos seus locais de passagem e convívio.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário