Logística Reversa: roteiro de escolhas  para a sustentabilidade

Logística Reversa: roteiro de escolhas para a sustentabilidade

Pilhas, Lâmpadas, garrafas pet, embalagens de vidro. Certamente esses produtos fazem parte do seu dia a dia e, muitas vezes, são descartados em lixo comum. Mas você pode contribuir para diminuição desta destinação que fomenta enormes benefícios, seja de caráter social econômico, cultural e ambiental. Já ouviu falar em Logística Reversa?

Considerado como um conjunto de ações, procedimentos e meios para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos da indústria, a fim de reaproveitar esses materiais para transformação de novos produtos com destinação final ambientalmente adequada, a logística reversa deve assegurar que ao serem lançados e vendidos no mercado atendam essas mínimas condições. Assim, para que os consumidores possam também contribuir para diminuição do impacto ambiental, faz-se necessária, por exemplo, a criação de pontos de entrega voluntária – os chamados PEVs –  dos seus produtos.

Dessa forma, o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis, sejam elas retornáveis ou descartáveis, promovem não só a diminuição de descarte nos aterros e locais inadequados como a conscientização na aquisição de produtos fabricados por empresas que possuem responsabilidade socioambiental.

Essa forma eficiente de recuperar materiais descartados das empresas proporciona cada vez mais o sentido de corresponsabilidade de cuidados com o planeta, cujo consumidor cumpre e atende a consciência ecológica.

E para começar, algumas atitudes simples, como ler as embalagens a fim de verificar a característica do produto (reciclável, retornável); procurar se o fabricante possui pontos de entrega voluntária (pilhas, lâmpadas, eletroeletrônicos, por exemplo); praticar a coleta seletiva ( para cooperativas de catadores) e evitar o uso de muitas embalagens, são alguns exemplos que já podem ser começados.

Faça uma logística reversa de suas atitudes para tornar seu dia a dia mais sustentável. 😉

Deixe seu comentário