Por Carmen Peixoto*
Inteligência social é uma habilidade que deve ser desenvolvida no dia a dia. Essa capacidade de se relacionar, de conviver com colegas no trabalho e com grupo de amigos, é importante para o nosso crescimento profissional e pessoal. Sem uma comunicação social saudável passamos a não ser aceitos e fadados ao isolamento.
» Como desenvolver a inteligência social ?
É exercitarmos a capacidade de entender e de se relacionar com as pessoas que nos rodeiam. É não deixar que problemas interfiram no nosso humor, é ter disposição para se aproximar das pessoas e aceitar as diferenças de ideias. Existem vários tipos de inteligência: uns são mais vocacionados para matérias exatas, outros para a oratória, outros para a escrita, outros para tecnologia. Mas independentemente disso temos de exercitar o contato social com as pessoas, desenvolver o tipo de inteligência que fará com que obtenha o mínimo de rejeição. Há pessoas que acham que elas mesmas se bastam. Mas isso não é possível. Dependemos uns dos outros. Por isso temos de nos conectarmos com as pessoas que fazem parte do nosso mundo.
» Por que é difícil conviver uns com os outros?
Por conta de perfis diferentes, personalidades diferentes, valores muitas vezes diferentes, culturas diferentes. Vai se tornar mais fácil se utilizarmos a empatia, a coragem de se colocar no lugar da pessoa com a qual nos comunicamos. Essa sintonia é importante. A inteligência social quando exercitada diariamente vai ajudar a melhorar a qualidade das relações interpessoais e aumentar o sucesso profissional.
» É possível exercitar essa habilidade social
Treinar essa habilidade diariamente será como ultrapassar barreiras que porventura existam dentro de você como timidez, baixa autoestima. Analise seus sentimentos. Procure colocar-se no lugar do outro, respeitando a diferença que existe entre os dois, seja de ideias, de religião, de raça. Leia bastante para se tornar uma pessoa atualizada, aumentar seu vocabulário e pense que todo ser humano tem potencial para se relacionar socialmente.
» Capacidade de manter um diálogo
No trabalho é mais fácil a gente se relacionar, por ter assuntos comuns e pela convivência diária. Mas se não houver empatia entre uma dessas partes, force um pouco, procure entender o que trava esse relacionamento. Quando não se conhece alguém é importante apresentar-se e iniciar o diálogo com perguntas abertas, prestar atenção o que diz para continuar o diálogo. O sorriso e o bom humor contribuem para o sucesso nas relações interpessoais.
*Carmen Peixoto é jornalista e instrutora de etiqueta profissional e social
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