Netiqueta? Carmen Peixoto explica o que é
Foto: Pexels

Netiqueta? Carmen Peixoto explica o que é

Por Carmen Peixoto*

Hoje a comunicação virtual é frequente na vida das pessoas e não há como viver sem ela, ainda mais neste momento de isolamento social que vivemos, no qual trabalho, estudos e boa parte das atividades estão sendo feitas através de computadores e celulares. A grande questão é que oficialmente não há regras para comunicar-se nas redes sociais. O que existem são algumas sanções para quem ofende moralmente alguém na internet. Mas uma coisa é certa: a netiqueta está se expandindo com o propósito de educar e organizar o convívio online.

Instagram: nova função permite doações ao vivo durante lives

Base de uma boa comunicação digital?

O bom senso e as regras divulgadas para o aprimoramento do relacionamento interpessoal devem servir como base nesse processo de comunicação. Trata-se de um conjunto de normas ou de atitudes que proporcionam o diálogo mais agradável e eficiente . A internet não é um campo de guerra, nem desentendimentos, mas um espaço para uma relação clara, precisa e harmoniosa. A comunicação online gera uma grande proximidade com quem a gente fala, independentemente da distância que separa um do outro e quando as recomendações são absorvidas, evitam dissabores sejam em e-mails, WhatsApp, blogs, Facebook, Twitter, Instagram. As perdas e sanções numa comunicação negativa são muito prejudiciais.

Equívocos mais comuns na comunicação digital

É pensar que ao enviarmos uma mensagem nos encontramos protegidos por uma tela. A partir daí, muita gente sente-se à vontade para usar um vocabulário inadequado, instigar discussões desnecessárias, induzir outros a atitudes negativas que prejudicam pessoas. Comunicar-se é antes de tudo respeitar para ser respeitado, abolir o preconceito, aceitar as diferenças de ideias e opiniões.

WhatsApp tem sido o meio mais usual de uma comunicação rápida. Mas veja o que se deve evitar

Importante não ser prolixo, ou seja, falar muito para chegar no “X” da questão. É um espaço virtual que permite dialogar com as pessoas em tempo real, encurtando distâncias. A comunicação no WhatsApp deve ser coloquial, substitui muitas vezes o celular e, por isso, é importante dar um rápido retorno. Devemos evitar: postar fotos desnecessárias e sem autorização.

Equívocos cometidos na internet

Postar fotos de terceiros, mesmo que sejam de amigos sem a devida autorização da pessoa. Utilizar frases ou textos como sendo de sua autoria. Repassar informações sobre alguém ou fatos sem pesquisar se a fonte é segura. Falar mal de pessoas ou chefes onde trabalha. Essas atitudes resultam em sérias consequências. Há relatos de pessoas que foram dispensadas do trabalho e perderam amizades devido a comentários comprometedores divulgados, indevidamente, na internet.

*Carmen Peixoto é jornalista e instrutora de etiqueta profissional e social

Deixe seu comentário