Dia da Árvore nos lembra sobre a importância da natureza
Foto: Pixabay

Dia da Árvore nos lembra sobre a importância da natureza

Por Jussara de Paula*

As árvores são um dos organismos mais admiráveis que existem na Terra. Por ficarem paradas, elas apresentam mais transformações do que qualquer outro tipo de organismo. Diante de uma modificação no ambiente, automaticamente elas começam a se adaptar. Assim, por exemplo, para se proteger contra fungos e bactérias surgiram na árvore Salgueiro uma substância chamada salicina. E como ela, milhares de outras substâncias e ajustes também foram aparecendo.

Formas de se conectar com a natureza na cidade

Porém, a importância das árvores para o balanceamento do planeta vai mais longe. Embora com uma grande variedade, elas apresentam uma característica comum: todas realizam fotossíntese. O que significa dizer que durante o dia elas absorvem radiação solar e gás carbônico e liberam oxigênio e água.  Comparada a nossa respiração, que é o contrário desse processo (respiramos oxigênio e liberamos gás carbônico), fica fácil entender a importância de uma árvore para a nossa sobrevivência.

No entanto, o ponto forte desse mecanismo não é apenas a produção do oxigênio, mas também a liberação de água. Na região Amazônica, por exemplo, a quantidade de água derivada das árvores é tão ampla que acondiciona as chuvas de quase todo o mundo. Mas não precisamos ir tão longe, pois as árvores das áreas urbanas também têm um papel muito importante.

Além disso, as árvores oferecem menor resistência à dissipação do calor sob suas copas, garantem uma ação de descontaminação atmosférica e proporcionam sombra para os pedestres.

Pensando nisso, que tal pensar no cuidado e preservação destes seres tão incríveis e sua conexão com a natureza?

Conheça e preserve as árvores de sua cidade.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário