60+: expectativa de vida, desafios e futuro da pessoa idosa
Foto: Getty Images

60+: expectativa de vida, desafios e futuro da pessoa idosa

Por Júlio Rebelo
Do RioMar Recife

A correria também é bem puxada para quem é 60+. Afinal, além dos afazeres de casa, ainda há o trabalho e os estudos para dar conta. É que com o aumento da expectativa de vida, as pessoas agora conseguem manter-se ativas por mais tempo.

Geração Xmais: a pessoa idosa como protagonista de sua vida

De acordo com os dados da SeniorLab, os 60+ foram responsáveis por 13% do PIB nacional em 2019. E mais: 25% dos lares brasileiros têm como única ou principal fonte de renda uma pessoa com mais de 60 anos, segundo informações do Pnad IBGE/Dieese.

Mas, diante da pandemia, como as pessoas idosas estão reagindo frente aos desafios? A resposta para essa pergunta perpassa pela tecnologia. Martin Henkel, fundador da SeniorLab, explica. “A pandemia foi um desafio para todas as faixas etárias, e, em especial, para o grupo 60+, mais atacado pelo vírus. Porém, a pandemia acelerou o processo de integração dessa população nas tecnologias, em que o smartphone foi a principal porta de entrada para a internet”, afirma Martin.

Ele continua: “O ingresso da população 60+ na internet foi muito facilitado e promovido exatamente pelas dificuldades que a pandemia trouxe.” Para ele, experiências como compras, tele entrega, e-commerce e acesso à informação digital caíram no gosto dos usuários sênior.

Martin Henkel é fundador da SeniorLab. Foto: SeniorLab/Divulgação

No entanto, não são todas as pessoas idosas que possuem recursos sempre à disposição. Para elas, Martin aconselha: “Vários serviços, empresas e entidades têm atividades destinadas à população sênior – atividades gratuitas na sua maioria. Tem programas de alfabetização e capacitação das populações mais idosas e em situação de vulnerabilidade. Então, essas inter-relações e essas pontes podem facilitar bastante o acesso à informação, a conteúdo e, inclusive, a seus direitos”, detalha Henkel.

Contudo, o caminho para uma boa relação entre as gerações ainda é longo e com muitos obstáculos que precisam ser superados. É que mesmo diante da tendência do envelhecimento da população global, muita gente ainda não sabe lidar com o convívio envolvendo os 60+, incluindo o pessoal envolvido em serviços e atendimento.

“A maioria das pessoas não está preparada para lidar com os adultos mais velhos, em vários aspectos. A paciência é fundamental, mas existe muita técnica também. Existe a melhor forma de falar, a melhor forma de se apresentar. Ou seja, existe forma para uma boa comunicação de fazer a pessoa se sentir bem atendida, bem recebida e dessa maneira criar um canal de empatia. São caminhos para valorizar as relações”, finaliza Martin.

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA

Buscando valorizar e debater a necessidade de quebrar as barreiras entre as gerações, valorizando o conhecimento e as experiências de vida, o Grupo JCPM lançou uma campanha no mês em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A ação ocorre em quatro cidades, através dos shoppings, e está inserida no calendário anual de iniciativas da JCPM sobre Inclusão e Diversidade – hoje amplamente debatidas na empresa.

Com vídeo institucional e mensagens espalhadas nos pontos de contato e de grande circulação dentro dos shoppings, a campanha trabalha a reflexão com base na seguinte mensagem central: “Não tenha preconceito com o seu futuro”. Um vídeo com frases fortes sobre os desejos das pessoas ao envelhecerem é uma das peças de maior destaque e busca colocar todos na posição de refletir sobre o dia de amanhã. Vale destacar que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a década atual como a do envelhecimento ativo.

Em Pernambuco, o RioMar Recife – cuja equipe foi responsável pela concepção da campanha – irá expor as peças nos espaços públicos. Devido à pandemia, optou-se por não promover grandes debates com participação do público, valorizando o assunto nos canais de comunicação. Além do RioMar Recife, fazem parte da campanha os shoppings RioMar Fortaleza, Kennedy, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, RioMar Aracaju e Shopping Jardins.

Deixe seu comentário