Harry Potter faz 40 anos: comemoração merece maratona de filmes

Harry Potter faz 40 anos: comemoração merece maratona de filmes

Há quarenta anos nascia um dos personagens mais emblemáticos do mundo da fantasia: Harry Potter. Isso mesmo, o simpático bruxinho faz aniversário nesta sexta-feira (31) e já é um quarentão. Vale lembrar que a data não inicia com a franquia, cujos livros começaram a ser lançados em 1997, mas com o personagem em si — já que na saga, ele nasceu em 31 de julho de 1980, mesmo dia da sua criadora J.K. Rowling, que comemora 55 anos. E para celebrar de uma forma especial, que tal maratonar os filmes que entraram para a história do cinema? Prepara a pipoca que a sessão é das boas:

Lego: novos jogos vão de Harry Potter aos heróis Marvel

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (2001)

Aqui é onde tudo começa. Harry é um garoto órfão que vive na casa do seus tios, os Dursleys. Com uma vida bem infeliz, o jovem passa os dias sendo maltrado pelos tios e vive levando desvantagens de seu primo Duda. Mas sua história muda drasticamente quando aos 11 anos recebe o convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Agora, ele adentrará um mundo mágico, cheio de encantos. Mas também irá conhecer a lenda de Lord Voldemort, o bruxo que matou os seus pais e lhe deixou uma cicatriz.

HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA (2002)

De férias na casa de seus tios Dursley, Harry Potter recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. De toda forma, ele já está impedido de voltar para Hogwarts, pois seus tios colocaram até grades em suas janelas para impedi-lo de sair. Porém, seu grande amigo Rony Weasley o ajuda a escapar e já começam as novas aventuras viajando em um carro voador.

HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN (2004)

Azkaban é onde os bruxos mais perigosos são presos para pagar por seus crimes, uma prisão obscura, guardada por criaturas trevosas, que até então dizia-se impossível de escapar. Mas no terceiro filme da franquia, Sirius Black, um bruxo ligado à morte dos pais Harry foge de lá, e pelo que parece esta à procura do garoto para ajustar as contas do passado.

HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO (2005)

Desta vez, o ano letivo em Hogwarts contará com a presença de outras duas escolas: o Instituto Durmstrang, da Bulgária e Academia de Magia Beauxbatons, da França. A ideia é que um aluno de cada escola seja selecionado para participar do torneio Tribruxo, competição tradicional que acontece entre as maiores escolas da Europa. A grande questão é que mesmo não tendo idade para participar, o nome de Harry é selecionado pelo Cálice de Fogo, o que faz com que o campeonato pela primeira vez tenha quatro participantes e levará a garoto para mais uma grande aventura.

HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX (2007)

Lord Voldmort está de volta. E o bruxo mais sanguinário da história agora procura o momento ideal para concluir seu plano do passado, matar Harry Potter. Para impedir tal feito, um grupo de bruxos denominados “A Ordem da Fenix” se erguem para lutar ao lado de garoto e protegê-lo.

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE (2009)

Horácio Slughorn é o novo professor de poções. Mas o que Harry descobrirá é que esse professor também ensinou Voldemort no passado. E não só isso, ele acabou ensinando – sem maldade – o Lorde das Trevas a repartir sua alma em sete partes, ação realizada com magia das trevas. Assim, o garoto entende que para deter seu arquirrival precisará encontrar essas partes de sua alma, chamadas de horcruxes.

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE I (2010)

Sem a orientação e proteção de seus professores, Harry, Rony e Hermione iniciam uma missão para destruir as horcruxes, que são as fontes da imortalidade de Voldemort. Embora devam confiar um no outro mais do que nunca, forças das trevas ameaçam separá-los. Os Comensais da Morte de Voldemort tomaram o controle do Ministério da Magia e de Hogwarts, e eles estão procurando por Harry para entregá-lo ao Lorde das Trevas.

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE II (2011)

O confronto entre o bem e o mal espera pelo jovem Harry, que se prepara ao lado de Rony e Hermione para a batalha final contra Lord Voldemort. Harry se transformou em um garoto de muita força nessa missão para livrar o mundo do mal. Ele juntamente com os amigos encontram as últimas horcruxes para de uma vez por todas acabar com o feiticeiro das trevas. 

E aqui vai um bônus. Além desses oito filmes, outra saga dentro do universo dos bruxos teve início. Trata-se dos filmes “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”. Com foco no jovem Newt Scamander, essa trama se passa bem antes da história de Harry e, de igual modo, tem conquistado inúmeros fãs.

Deixe seu comentário