5 desenhos para a turminha aprender a importância da natureza
Foto: Divulgação

5 desenhos para a turminha aprender a importância da natureza

Atualizada em 24/03/2021.

Por Júlio Rebelo
Do RioMar Recife

O mundo é a nossa casa, e, por isso, cuidar do nosso planeta é fundamental para que a vida seja mantida em sua totalidade. Na verdade, tudo que existe na Terra está de certa forma conectado: as plantas e os pássaros que carregam suas sementes, as árvores e os frutos que alimentam os animais da floresta, e nós, seres humanos, que precisamos da água e dos alimentos que a natureza nos dá.

Saiba como estimular práticas sustentáveis na rotina das crianças

Portanto, que tal aproveitar a Semana da Água, que teve início na última segunda-feira (22), para abordar a sustentabilidade de forma divertida com desenhos animados que as crianças adoram? E para ajudar a turminha a entender como isso é importante, selecionamos cinco animações com histórias sobre respeito à natureza. Confira:

Wall-E

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças.

O filme revela como os impactos causados pelo lixo podem ser danosos ao planeta, e que a reciclagem, portanto, é muito importante. A história mostra o papel de cada um pelos resíduos que produz, e faz um alerta: é necessário reduzir a produção de lixo no mundo.

Procurando Nemo

O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote.

Com esse enrendo, Procurando Nemo é uma verdadeira aula sobre o ecossistema marinho. O desenho mostra bem a complexidade da vida embaixo d’água e como funciona a relação entre os peixes e os demais seres que habitam os oceanos. Além disso, a história permite compreender a importância dos recifes de corais para o ambiente marinho.

Pocahontas

Um navio parte da Inglaterra com o objetivo de encontrar o “novo mundo”, tendo a bordo o governador Ratcliff, que está ansioso em encontrar ouro, e o capitão John Smith. Ao chegarem, John decide explorar o mundo desconhecido, e encontra Pocahontas, filha do chefe da tribo.

Os dois se apaixonam, e a simpática índia enquanto luta pelo amor verdadeiro, não deixa de lado as suas origens. Do outro lado, John começa a se relacionar com a floresta e a respeitar a biodiversidade. A história da indiazinha mostra a importância de viver em harmonia com a natureza e com outros povos.

O Rei Leão

Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

O clássico filme da Disney tem como foco a relação familiar e o ciclo da vida, representado pela cadeia alimentar. O Rei Leão mostra às crianças que deve existir um equilíbrio na natureza. Há a mensagem de que é preciso respeitar o meio em que se vive, independente de quem você é e do que você faz.

Vida de Inseto

Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

A trama apresenta o mundo dos insetos e a importância das formigas para o ecossistema. Afinal, esses minúsculos invertebrados são muito organizados e ensinam que os pequenos podem ser mais espertos do que se imagina.

Deixe seu comentário