Saiba como cuidar e deixar suas orquídeas sempre floridas
Fotos: Hana Pedrosa/RioMar Recife

Saiba como cuidar e deixar suas orquídeas sempre floridas

*Atualização realizada no dia 16 de setembro de 2023.

O lar, para muitos, pode ser o maior refúgio da rotina corrida. Melhor ainda é quando conseguimos nos sentir bem com o ambiente. Para isso, a decoração conta bastante, não só pela beleza, mas também pela a harmonia do lugar. E flores são muito bem-vindas 💐. As orquídeas, por exemplo, são muito apreciadas. Mas quem nunca ouviu “é muito difícil cuidar de uma orquídea”? Na verdade, existem dois públicos diferentes. Aqueles que são cultivadores e colecionadores (como o cantor Lenine) e simplesmente os que gostam de apreciar a sua beleza em casa. Porém, nem sempre há habilidade para cuidar dela, principalmente depois que as flores murcham.

Para que serve óleo essencial? Entenda e garanta aqui

As orquídeas estão entre as melhores flores para se ter em casa. As espécies mais comuns são as Phalaenopsis e as Denphal. Com uma variedade imensa de cores e formas, são ideais para ambientes internos e elegantes.

Com certos cuidados, é possível mantê-las saudáveis e bonitas por muito tempo. Anota aí as dicas do Palato.

Cuide da sua Orquídea com as dicas do Palato

Um grande atrativo desta espécie de orquídea é que ela pode florescer por dois meses consecutivos mesmo dentro de casa. A Phalaenopsis aprecia ambientes frescos e com luminosidade, por isso é indicada para ficar próxima de janelas, portas ou varandas, desde que não tenha a incidência direta do sol. Regá-las uma vez por semana nas estações quentes e a cada quinze dias nas estações mais amenas. Enquanto o substrato estiver úmido, não precisa regar.

Você sabia que as orquídeas não morrem depois que as flores acabam? A maioria das orquídeas têm um período de dormência que pode durar semanas ou meses. É importante saber que elas passam por esse período para poupar os nutrientes, que são muito utilizados no período de floração, E se você tem orquídeas que estão passando por essa fase e pretende deixar a cidade mais bonita, faça a doação da sua orquídea para o Palato. Em parceria com a Prefeitura de Maceió e o projeto Todos Pela Cidade, o Palato realiza o plantio das orquídeas no canteiro central da Fernandes Lima para tornar a cidade mais florida e colorida!

Quando estiver hidratando as plantas, evite molhar as flores. A água deve ser colocada diretamente no substrato de modo uniforme. Também é importante não deixar água acumulada no pratinho para não provocar o perecimento da planta.

Na hora de levar as plantas para casa, fique atento no estado das folhas, nada de escolher folhas murchas, amareladas ou queimadas. Selecione plantas em que o substrato nos vasos esteja soltinho e não quebradiço. Se você está procurando uma flor para um evento pontual, opte pelas flores mais abertas e vistosas. Mas se procura por durabilidade das flores, selecione as plantas que ainda estão com botões.

E quando as flores da orquídea murcharem? Siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: Localize o 1º ou 2º nó abaixo da haste perfilada.
Passo 2: Corte um dedo acima do segundo nó.

Pronto! Agora, é só providenciar a sua! Você pode ter uma em casa ou presentear alguém querido. Nesse caso, não esquece de compartilhar este conteúdo. 😉

Veja onde encontrar orquídeas no RioMar

– Frida Suculentas, Piso L2

Foto: Hana Pedrosa/RioMar Recife
Foto: Hana Pedrosa/RioMar Recife

– Palato, Piso L1

*Preços e estoque são de responsabilidade da loja.

Deixe seu comentário