Plantas dentro de casa: os benefícios dessa onda verde
Foto: Pexels.

Plantas dentro de casa: os benefícios dessa onda verde

De Beatriz Maia
Por RioMar Recife

Casa. Esse lugar de conforto que nos recebe ao fim do dia. Um lugar que foi ressignificado nos últimos meses. É que com a notícia da pandemia, causada pelo novo coronavírus, com o isolamento social sendo uma das formas mais eficazes de proteção, a casa virou escritório, escola e lazer. Por isso, a forma como cuidamos desse espaço também mudou. Um grande exemplo seria a adição de plantas ao ambiente. Além de dar um toque mais natural à cena, o cultivo delas se tornou uma tarefa diária.

Acordar, preparar seu café da manhã e regar as plantas. Essa virou a rotina de muitos que aderiram ao isolamento. Essa “onda verde” cresceu muito durante a quarentena. Motivo? Além revigorar os ares da casa, as pessoas começaram a sentir falta do afeto da natureza, tendo efeitos até terapêuticos. De acordo com um estudo feito na Universidade de Sidney, na Austrália, conduzida por Dr. Fraser Torpy, as plantas não só reduzem os níveis de concentração de gás carbônico no ar, como também filtram os elementos químicos nocivos à saúde.

Para Heloíse Carvalho, servidora pública, seu amor pela jardinagem começou a ser cultivado logo no começo do distanciamento social. “A jardinagem é algo que descobrimos durante esse momento de pandemia e que nos afasta da ansiedade. O processo de cuidar, desde a plantação de uma semente, rega diária, até o momento da primeira folhinha, é mágico. Acompanhar a planta crescer, florescer e frutificar tem enchido a gente de vida e agora a nossa casa tem outra energia, uma energia que nos acolhe e acalma numa maravilhosa troca com a natureza, ainda que sem sair de casa”, conta.

Foto: Pexels.

Plantas

Além de embelezar o ambiente, elas têm uma ligação com a atmosfera da casa. Na verdade, o hábito de cuidar delas pode ter o efeito calmante na correria diária. Pode também transformar de forma positiva o seu humor. Seja pelos efeitos individuais na composição delas, como uma forma de colorir o cômodo. Já foram notados muitos benefícios que elas trazem, como melhorar a concentração, purificar o ar e contribuir para uma sensação de bem-estar.

Cores, aromas e formatos. Tudo isso serve para harmonizar com aquele lugar que talvez esteja precisando de uma nova cara. Algumas opções interessantes para decorar a casa ficam por conta das samambaia, jiboia, lança de São Jorge, bonsai, alecrim, orquídeas, suculentas, lavanda, lírio da paz, cactos, violetas, hera, gerânio e muitas outras.

Orquídeas

Uma das plantas mais procuradas para decorar a casa, ela consegue trazer uma novo ar para o ambiente. Dona de cores vívidas, elas carregam consigo um aroma leve e delicado. Além disso, com os cuidados certos, ela pode durar meses. Para isso, é preciso ter uma atenção especial, isso porque suas raízes secam rapidamente, mesmo assim, é importante ficar atento para não exagerar na água.

Não só por suas cores, as orquídeas também são indicadas pelo seu aroma. A sua essência pode ser utilizada através da aromaterapia, prática que estimula diversas regiões do cérebro, liberando sensações para combater estresse, ansiedade, medo ou insegurança.

Saiba como cuidar e deixar suas orquídeas sempre floridas

Deixe seu comentário