Atualizada em 21 de dezembro de 2024.
Pintar uma parede ou um cômodo pode ser suficiente para dar aquela renovada na casa. Se esta ideia anda te rondando e você não sabe como fazer, clicou no post certo. Nós separamos umas dicas para pinturas domésticas que podem te ajudar a deixar seu lar ainda mais aconchegante. Um momento que pode, inclusive, ser bem divertido em família.
Para começar, defina tarefas para cada um e coloque uma música para animar. Ah! e não esquece de usar uma roupa mais velhinha ou um avental, já que mancha de tinta não sai!
Mãos à obra:
“Para saber a quantidade de tinta necessária, calcule a área a ser pintada. Para isso é preciso medir a parede e multiplicar pela altura do pé direito, em seguida multiplique essa metragem pelo número total de demãos, normalmente são duas ou três”. A dica é da arquiteta Fernanda Souza, para o site tuacasa.com.br.
Outra dica é adquirir 1/4 de galão da tinta escolhida e testar em uma pequena área. “A cor da tinta na parede pode ficar diferente da que consta no catálogo”, complementa a profissional.
» Forre ou retire os móveis do ambiente;
» Lixe a parede antes de começar a pintura;
» Retire o pó que restar com um pano úmido;
» Utilize massa corrida para tampar buracos e arrumar possíveis imperfeições;
» Misture apenas a quantidade de água e tinta que será utilizada no dia;
» Comece pelo teto se for pintá-lo também;
» Pinte a parede de uma vez só para que não fique marcada;
» Finalize pequenos cantos e espaços com pincel;
» Espere o tempo determinado pela fabricante da tinta para a próxima demão;
» Faça duas ou três demãos para ter um melhor resultado;
» Utilize rolo de lã de pelo baixo, ele proporciona à superfície um acabamento mais liso;
» Observe as orientações descritas no rótulo da embalagem da tinta, pois elas podem mudar de acordo com o tipo de superfície;
» Para que a pintura dure mais, deve-se aplicar produtos impermeabilizantes, que evitam infiltrações de água nas paredes.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.