Quem tem cabelo cacheado ou crespo sabe e sente que, geralmente, os fios são um pouco mais secos e tendem a ficar mais ressecados. Isso acontece porque a oleosidade do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas, por causa do formato espiral. Para ajudar a solucionar esse problema, pedimos algumas dicas ao hairstyle e maquiador Renato Barsi, do salão de beleza Ana Klein, no Piso L2. Confira as orientações e solta esses cachos!

Quais os tratamentos mais indicados para o cabelo cacheado?

Como é um cabelo que necessita de bastante hidratação, os mais indicados são: nutrição, reconstrução, cauterização e reposição de massa.

E como saber qual destes tratamentos é o mais indicado para cada tipo de cabelo cacheado?

A nutrição é indicada para todos os tipos de cabelos cacheados. Já os mais ressecados e porosos devem recorrer à nutrição mais intensa, que também temos aqui no salão. Enquanto isso, a reconstrução é indicada para cabelos que fizeram mechas recentemente, fios danificados e quebradiços. Bem como, a cauterização é indicada para quem tem coloração porque vai balancear o PH perdido. Já a reposição de massa é indicada para quem tem os fios muito porosos – ela pode ser feita utilizando como base aminoácidos ou lipídeos.

Quais cortes realçam o cabelo cacheado?

O curly bob é uma boa opção para quem gosta do visual black, mais redondinho. Além dele, tem o “graduação com elevação a 45°”, que inclui várias camadas – é o corte utilizado por Taís Araújo e Sheron Menezzes. É importante salientar que para estimular o crescimento dos fios é interessante cortar a cada 90 dias.

A finalização para o cabelo cacheado é fundamental. Quais as melhores técnicas?

O ideal é que na hora da finalização o cabelo esteja 70% molhado, ou seja, úmido. A partir deste ponto, existem três formas de finalizar.

1ª Você pode aplicar um leave-in com proteção térmica, creme sem enxágue, amassar os fios e secar com difusor.

  Você pode fazer fitagem. Ou seja, separar as mecha e colocar leave-in em cada uma delas. Depois amassar uma por uma e deixar secar naturalmente.

  Se seu cabelo tem difícil definição, além da fitagem, você pode apostar no dedoliss. Consiste em, após passar leave-in e amassar mecha por mecha, enrolar os fios com os dedos em formato de cacho. Além disso, quem gosta do efeito molhado pode investir também em um umidificante.

Após esclarecer essas dúvidas, o hairstyle, compartilhou mais algumas dicas preciosas para quem tem cabelos cacheados ou crespos. “É importante secar os cabelos com uma toalha de algodão, utilizar pentes de dentes grossos ou madeira e só pentear o cabelo quando ele estiver molhado – pentear com ele seco quebra os fios”.

Outro ponto importante é, além de fazer os tratamentos no salão, garantir uma boa manutenção em casa. Para isso, Renato Biasi aconselhou a linha Discipline Curl Ideal da Kérastase – você encontra à venda no próprio salão Ana Klein.

Já no day after, termo utilizado para se referir ao dia seguinte em que o cabelo cacheado é lavado, a indicação é pegar um borrifador com água e leave-in. Borrife no cabelo, amasse com as mãos e aproveite o dia.