Que o futebol é uma paixão nacional todo mundo sabe. E em ano que se disputam os jogos mundiais, a paixão pelo esporte aumenta a demanda de alunos pela modalidade. Durante o período de inverno, ir a um campo e jogar bola pode ser um pouco mais difícil por causa da chuva, mas existe uma opção que não tem esse problema: o futsal.  O esporte é jogado em quadras fechadas e difere em alguns pontos. “A primeira diferença e talvez a mais importante é a dimensão do campo de jogo e da barra (gol). O futsal tem um espaço mais curto, onde o aluno tem que tomar decisões mais vezes dentro do jogo. Se vai passar, driblar ou finalizar”, comenta Raphael Pereira, técnico do Sub-13 e Sub-20 do Sport Club do Recife e professor da Cia Athletica.

Além de ser uma atividade indicada para adultos e crianças, o esporte também está acabando com o paradigma de ser uma modalidade masculina. “Ainda temos como maioria a procura por meninos. Mas temos muitas meninas, em comparação a outros locais, em nossas turmas”, comenta o professor. Em conjunto com Pablo Bastos e Maeli Neri, também responsáveis pelo esporte na Cia, os profissionais elencaram alguns benefícios que o futsal pode trazer ao corpo.

Emagrecimento 

Como qualquer outro exercício físico feita regularmente, o futebol de salão ajuda a perder gordura e pode queimar até 400 calorias em 45 minutos de jogo.

Condicionamento físico 

Devido a todos os saltos, corridas e passes, o jogador ganha mais resistência cardiovascular, força física e trabalha músculos como panturrilhas, coxas, costas e abdômen.

Agilidade 

Por ser jogado em um ambiente menor que um campo de futebol, os jogadores devem tomar decisões rápidas durante a partida, o que implica também em ganhar reflexo, coordenação e mobilidade articular.

Bem-estar social 

Por causa do jogo em grupo, o aluno ganha ao interagir com outras pessoas, aprendendo a trabalhar em equipe para um resultado final.

Psicológico 

Como outras modalidades, o esporte ajuda o praticante a aprender a ganhar e perder, e tudo que isso acarreta.