60+ com saúde e bem-estar: veja como se cuidar melhor
Foto: Pixabay

60+ com saúde e bem-estar: veja como se cuidar melhor

Todo mundo sonha em chegar à melhor idade com saúde para aproveitar os anos de calmaria. E quem já está nela, costuma ter um cuidado redobrado em vivê-la com bem-estar. Infelizmente, não existe uma receita de bolo para garantir que isso aconteça da melhor forma, mas sempre existirão aqueles detalhes que podemos ajustar no dia a dia para que a saúde esteja em dia.

Qualidade de vida: 4 dicas para aprender a comer melhor em casa

Para começar, é importante lembrar que para cuidar de si mesmo não existe tempo ou idade. Muito do que vai acontecer com seu corpo e com sua mente na terceira idade é fruto do que se planta durante toda a vida. Então, ainda que os 60 anos não estejam nem perto de chegar, esse artigo também é para você. Mesmo com a correria que a vida nos reserva, é sempre importante achar espaço na rotina para olhar para si!

A genética é um dos fatores que ajudam (e muito) em uma terceira idade plena e livre de doenças. Quem tem um histórico familiar de pessoas saudáveis, quem passou a vida toda longe de problemas de saúde graves pode respirar um pouco mais aliviado e curtir. Pena que esse é um fator que não depende da pessoa e nem todos tem uma herança genética favorável.

O que podemos realmente mudar são as nossas escolhas e estilo de vida. Por isso, é legal tomar alguns cuidados ao longo da vida e precaver. Uma das formas de se cuidar é ser atento à alimentação saudável. Aquela máxima de “você é o que você come” é muito verdadeira. E muitas das coisas que precisamos para levar uma vida mais leve e livre de doenças estão naquela rotina alimentar levada a sério. Adote uma dieta com gorduras “boas”, valorizando o consumo de peixes, verduras, frutas, cereais e legumes. Além disso, também é legal reduzir o consumo de carnes vermelhas, laticínios e açúcar. Assim, você fica longe dos quilos extras e evita doenças cardiovasculares.

Não deixe os seus relacionamentos pessoais de lado. Mantenha contato com aqueles velhos amigos, as pessoas da sua família, faça um jantar especial para o seu cônjuge. Tudo isso faz com que sua mente esteja sempre fresca, afasta o tédio e te mantém ativo na sociedade.

Busque a prática de um hobby! Muitas vezes, quem chega à terceira idade já se aposentou e acha que por ter trabalhado tanto a vida toda, merece um descanso. Sim, isso é verdade. Mas também não dá para ficar deitado no sofá o dia todo! Seja pintura, fotografia, jogos de xadrez. Basta encontrar alguma atividade que te faça sorrir e praticar! Nada como manter sua mente em plena atividade.

Por fim, mexa o seu esqueleto, praticando alguma atividade física. Essa é uma recomendação muito importante que contribui para o envelhecimento saudável do seu corpo! Com a liberação do seu médico, é só encontrar o exercício ideal para você.

Fonte: Cia Athletica

Deixe seu comentário