RioMar Recife recebe exposição do artista J.Borges
Fotos: Paloma Amorim/Especial para o RioMar Recife

RioMar Recife recebe exposição do artista J.Borges

Uma coletânea com 40 xilogravuras, sendo 10 inéditas, com temas que retratam a trajetória de vida do grande artista J. Borges, o pernambucano de Bezerros, Agreste do Estado, que é considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna o melhor gravador popular do Brasil. Para celebrar o artista, o RioMar Recife recebe a mostra J. Borges 80 anos, exposição gratuita no Piso L3.

Na exposição, inaugurada nesta segunda-feira (5), os visitantes podem conferir obras que retratam diversas fases da história de J. Borges com os temas ‘No Tempo da Minha Infância’, ‘Na Minha Adolescência’, ‘Vendendo Bolas Dançando e Bebendo’, ‘Serviços do Campo’, ‘Cantando Cordel’, ‘Plantio de Algodão’, ‘A vida na Mata’, ‘Plantio e Corte de Cana’, ‘Forró Nordestino’, ‘Viagens a Trabalho e Negócios’.

“Estou muito alegre com essa exposição sobre os meus 80 anos. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto”, afirma J. Borges. Com curadoria de José Carlos Viana e Marcelle Farias, a exposição reserva um lugar especial para a poesia popular com um espaço dedicado à literatura de cordel.

Cordelista há mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, acontecimentos políticos, fatos lendários, folclóricos e pitorescos da vida. A mostra trará ainda obras assinadas por J. Miguel e Manassés Borges, filhos e aprendizes do artista além da exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra do artista, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

Sobre o artista

José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges, cordelista e poeta, é um dos artistas mais importantes do Brasil, podendo ser considerado pratrimônio vivo de Pernambuco.

Mestre da literatura de cordel, é o xilogravurista brasileiro mais conhecido no mundo. Sua obra magistral atravessou fronteiras e já foi exposta na França, Espanha, Venezuela, Alemanha, Suíça e Estados Unidos, onde foi tema de uma reportagem do The New York Times, que o apontou como gênio da arte popular.

Mostra J. Borges 80 anos

Quando: 5 a 25 de agosto
Onde: Piso L3 do RioMar Recife
Entrada gratuita

Deixe seu comentário