Raimundo Carrero dá dicas de como escrever bem

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Acervo/RioMar Recife

A arte de escrever bem é um ofício para o jornalista, escritor e também músico Raimundo Carrero. Nascido na cidade de Salgueiro, Sertão pernambucano, no ano de 1947, Carrero, como gosta de ser chamado, foi criado numa família que amava as letras e tinha quatro irmãos professores. Ele brinca: “Eu pedia leite e me davam livros”.

Luzilá Gonçalves e Raimundo Carrero são homenageados no Festival de Literatura do RioMar

Aos doze anos, deu inicio aos primeiros passos em direção à carreira de escritor, quando passou a escrever crônicas frequentemente para o jornalzinho do colégio. Aos vinte, foi trabalhar numa redação “de verdade”, em um jornal do Recife. Por lá, aprendeu a escrever reportagens, quando, finalmente, em 1975, aos 28 anos, teve seu primeiro livro – A História de Bernarda Soledade – publicado por ninguém menos que Ariano Suassuna.

Carreiro “bebeu da fonte” e em conversa com a equipe do Viva RioMar Recife deu dicas de como se tornar um bom escritor.

1 Passo

“É preciso ser um leitor obsessivo. Praticar a leitura diariamente. Se vai ser um romancista, procurar ler vários romances. O mesmo vale para os poetas, que devem ler com afinco poesias.”

2 Passo

“Estudar a arte dos romances. Compreender como são feitos, desde a narrativa ou o lugar do narrador na história, até a criação de personagens e cenários. Para isso é importante estudar as análises criticas dos romances produzidas pelos críticos e professores.”

3 Passo

“Praticar diariamente. É preciso entender o exercício de escrever como uma prática diária ou um trabalho que deve ser realizado constantemente. Não adianta apenas ler e estudar. O fundamental é escrever.”

Além disso, Raimundo Carreiro ainda indicou quatro livros que servem como base para os futuros escritores. São eles: “A Preparação do Escritor”, “Os Segredos da Ficção”, ambos do autor, “O Som e a Fúria”, de William Faulkner, e “Iniciação à Estética”, de Ariano Suassuna.

Veja como participar do Festival RioMar de Literatura

Festival RioMar de Literatura

O evento, com acesso gratuito, será realizado nos dias 17 e 18 de abril, a partir das 14h30, no Teatro RioMar. Este ano, dois grandes escritores pernambucanos serão homenageados: Luzilá Gonçalves e Raimundo Carreiro. Também haverá apresentações do escritor e poeta Bráulio Bessa e do cantador Santanna. A entrada será mediante retirada do ingresso feita na véspera, respeitando a capacidade máxima do teatro (680 lugares) para garantir o conforto de todos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *