Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife
Para os cinéfilos que amam as produções cinematográficas fora do universo hollywoodiano tem novidade na área. É que nesta sexta-feira (20) tem início o Festival Varilux de Cinema Francês 2020. A proposta deste ano é homenagear o movimento artístico francês denominado Nouvelle Vague (Nova Onda) que eclodiu na década de 1960 na tentativa de romper com os paradigmas comerciais das produções cinematográficas.
O Festival traz às telonas 18 títulos que se dividem entre filmes, animação, documentário e a exibição especial do clássico “Acossado“, de Jean Luc-Godard, em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague. Outro destaque é o longa “Verão de 85“, obra do consagrado diretor François Ozon e que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes. Além disso, o Varilux conta com películas premiadas como “Apagar o Histórico“, de Benoît Delépine e Gustave Kervernque que levou o Urso de Prata este ano no 70ª Festival de Berlim.
Então, para quem adora os títulos franceses ou para aqueles que desejam conhecer, o Cinemark Recife, localizado no Piso L4, no RioMar Recife, exibe três filmes que compõem o festival: “A Boa Esposa“, “Donas da Bola” e “Mais que Especiais“. Confira os trailers e sinopses.
A BOA ESPOSA
Cuidar do lar e se curvar aos deveres conjugais sem se queixar: é o que ensina com todo o zelo Paulette Van Der Beck em sua escola da vida doméstica. Porém todas as suas certezas ficam abaladas ao se ver viúva e arruinada. Será o efeito da volta de seu primeiro amor ou o vento da liberdade de maio de 68? E se a esposa cordata se transformasse numa mulher livre?
MAIS QUE ESPECIAIS
Há 20 anos Bruno e Malik vivem num mundo à parte, aquele habitado pelas crianças e adolescentes autistas. Trabalhando cada um em uma instituição diferente, eles se dedicam à formação de jovens vindos de bairros problemáticos para tentar lidar com esses casos considerados “super-complexos”. Uma aliança pouco usual para personalidades fora do comum.
DONAS DA BOLA
Após se envolver numa briga, a equipe inteira de futebol da pequena cidade de Clourrières é suspensa até o fim da temporada. Com o objetivo de salvar esse pequeno clube do norte da França, que corre o risco de desaparecer, o técnico decide formar um time composto exclusivamente de mulheres para chegar ao fim do campeonato. Essa situação acabará por transformar completamente o cotidiano das famílias, abalando as convenções há muito estabelecidas naquela pequena aldeia.
A lista completa de filmes está disponível no site oficial do Festival Varilux.
“Tenet”: ficção científica segue líder na bilheteria nacional
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.