Festival Varilux de Cinema Francês estreia no Cinemark
Foto: Reprodução/trailer

Festival Varilux de Cinema Francês estreia no Cinemark

Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife

Para os cinéfilos que amam as produções cinematográficas fora do universo hollywoodiano tem novidade na área. É que nesta sexta-feira (20) tem início o Festival Varilux de Cinema Francês 2020. A proposta deste ano é homenagear o movimento artístico francês denominado Nouvelle Vague (Nova Onda) que eclodiu na década de 1960 na tentativa de romper com os paradigmas comerciais das produções cinematográficas.

O Festival traz às telonas 18 títulos que se dividem entre filmes, animação, documentário e a exibição especial do clássico “Acossado“, de Jean Luc-Godard, em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague. Outro destaque é o longa “Verão de 85“, obra do consagrado diretor François Ozon e que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes. Além disso, o Varilux conta com películas premiadas como “Apagar o Histórico“, de Benoît Delépine e Gustave Kervernque que levou o Urso de Prata este ano no 70ª Festival de Berlim.

Então, para quem adora os títulos franceses ou para aqueles que desejam conhecer, o Cinemark Recife, localizado no Piso L4, no RioMar Recife, exibe três filmes que compõem o festival: “A Boa Esposa“, “Donas da Bola” e “Mais que Especiais“. Confira os trailers e sinopses.

A BOA ESPOSA

Cuidar do lar e se curvar aos deveres conjugais sem se queixar: é o que ensina com todo o zelo Paulette Van Der Beck em sua escola da vida doméstica. Porém todas as suas certezas ficam abaladas ao se ver viúva e arruinada. Será o efeito da volta de seu primeiro amor ou o vento da liberdade de maio de 68? E se a esposa cordata se transformasse numa mulher livre?

MAIS QUE ESPECIAIS

Há 20 anos Bruno e Malik vivem num mundo à parte, aquele habitado pelas crianças e adolescentes autistas. Trabalhando cada um em uma instituição diferente, eles se dedicam à formação de jovens vindos de bairros problemáticos para tentar lidar com esses casos considerados “super-complexos”. Uma aliança pouco usual para personalidades fora do comum.

DONAS DA BOLA

Após se envolver numa briga, a equipe inteira de futebol da pequena cidade de Clourrières é suspensa até o fim da temporada. Com o objetivo de salvar esse pequeno clube do norte da França, que corre o risco de desaparecer, o técnico decide formar um time composto exclusivamente de mulheres para chegar ao fim do campeonato. Essa situação acabará por transformar completamente o cotidiano das famílias, abalando as convenções há muito estabelecidas naquela pequena aldeia.

A lista completa de filmes está disponível no site oficial do Festival Varilux. 

“Tenet”: ficção científica segue líder na bilheteria nacional

Deixe seu comentário