Festival RioMar de Literatura: a poesia de Clarice Freire
Foto: Divulgação

Festival RioMar de Literatura: a poesia de Clarice Freire

*Atualizada em 09 de maio de 2022

Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife

Na próxima quinta-feira, dia 12 de maio, acontece a 8º edição do Festival RioMar de Literatura. O evento se ergue como um momento cultural para imergirmos nas nuances do universo literário. Entre os convidados, a escritora Clarice Freire, da página @podeluaoficial, estará presente no Teatro RioMar, Piso L4, no RioMar Recife, ás 14h, no “Encontro Poético“. E para quem deseja conhecer um pouco mais sobre sua poesia antes do festival, vale conferir o bate-papo que tivemos com a autora. Confira!

Festival RioMar de Literatura volta repleto de arte e poesia

Clarice é publicitária de formação e revelou que enquanto atuava na área produzia seus versos como passatempo. Os rabiscos eram feitos nos momentos livres do trabalho, mas ela mesma os jogavam fora. Depois de muitos versos irem direto para o lixo, uma colega de trabalho a incentivou na criação de um blog no qual a escritora passou a publicar sua arte.

Foto: Reprodução Instagram/@podeluaoficial

Por que “Pó de Lua”? Clarice revela que o nome vem de uma reflexão na sua adolescência. A lua mesmo sendo pó, como nós, se permite refletir a luz de outro astro maior, o sol, e por conta disso as noites não são escuras. “Pensei em ser igual a lua, poder refletir uma luz maior, para clarear as noites”, afirmou.

Quando perguntada sobre de onde vem sua inspiração, a escritora conta que desde criança já escrevia alguns versos. Ela expôs que cresceu em um ambiante artístico, uma vez que seu pai também é escritor e sua mãe faz desenhos com aquarelas. Além dessa herança familiar, Clarice se inspira em outros escritores, desde clássicos como Cecília Meireles e Leminski a contemporâneos como Pedro Gabriel, autor do livro Eu Me Chamo Antônio.

Referente a transição dos posts nas redes sociais para o livro, ela conta que depois da grande repercussão de seus poemas no Facebook, em 2014 publicou pela editora Intrínseca o primeiro livro. A obra ficou entre as mais vendidas do Brasil e a sensação de poder tocar em outro público foi incrível, revelou a escritora. Algumas pessoas – inclusive – conheceram seu trabalho online através do livro.

Foto: Reprodução Instagram/@podeluaoficial

Em 2016 Clarice publicou seu segundo livro “Nas Noites Em Claro” também pela Intrínseca. Ela finaliza definindo sua arte como poesia visual, pois a imagem é uma marca forte do seu trabalho. Mesmo com os livros publicados, a escritora continua encantando com suas poesias nas redes sociais.

FESTIVAL RIOMAR DE LITERATURA – PROGRAMAÇÃO

» 10h – TAPETE MÁGICO – ESPETÁCULO “CANTAVENTOS DE ALEGRIA” 

(Este espetáculo será exclusivo para participação de grupos escolares, para crianças com até 12 anos de idade. A participação será gratuita mediante agendamento. Para quem tiver interesse é só confirmar a apresença até o dia 06 de maio através do e-mail: janaina.marques@riomarrecife.com.br ou pelo telefone (81) 3878-0200. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.)

» 14H – ENCONTRO POÉTICO – GARANTA SEU INGRESSO

Encontro Poético com Pedro Gabriel, autor do livro “Eu Me Chamo Antônio” e Clarice Freire, autora do livro “Pó de Lua”.

» 15H – BATE-PAPO COM THALITA REBOUÇAS – GARANTA SEU INGRESSO

Thalita é jornalista e escritora conhecida pelos livros “Todo Por Um Pop Star” e “Fala Sério, Mãe!”.

HOMENAGEM E SHOW – GARANTA SEU INGRESSO

» 19H – Abertura com Carmen Peixoto (Homenagem ao escritor e dramaturgo Luiz Marinho)

» 19H30 – Dispersos Cia de Teatro (Encenando obra de Luiz Marinho)

» 20H – Nando Cordel (Show de encerramento)

Deixe seu comentário