Se tem uma coisa que a família pernambucana gosta é feira de artesanato. É o tipo de programa que agrada pessoas de todas as idades, afinal sempre tem algo que chama atenção aqui e ali diante de aromas, cores, texturas e uma infinidade de detalhes que enchem os olhos de todos. E tendo como base essa importância dos programas culturais na nossa sociedade, principalmente para deixar a casa nos trinques nesta fase de pandemia, a mostra Pernambuquices é uma boa opção para quem deseja uma sugestão neste fim de semana. E o melhor: com acesso gratuito no Piso L1 do RioMar Recife, próximo à Centauro.
O projeto, que tem a expertise da empresária Nathália Rosas, destaca mais de 30 expositores – entre artesãos e empreendedores essencialmente da nossa região. “A maioria das produções é do Estado, mas também temos algumas participações especiais que têm feito sucesso com o público, como doces de Minas Gerais e as semijoias da Guiana Francesa, além do típico toque dourado que ilustra itens da Índia”, destaca a organizadora.
E para quem ficou curioso em saber mais, há quase de um tudo por lá, desde iguarias da nossa gastronomia, brinquedos de madeira, óleos essenciais, tecelagem manual (tear), produtos naturais, artigos de cama, mesa e banho, incluindo itens de moda e sugestões até para bebês. “O objetivo é apoiar e divulgar a riqueza cultural do nosso povo, facilitando o acesso a tudo isso a partir de um lugar em comum e seguro, com a comodidade que o shopping traz ao dia a dia de todos”, completa Nathália.
A empresária Glaucia Cordovil, da Maria Turquesa Joias, por exemplo, trabalha há 10 anos nesse mercado e aproveita a ocasião para reforçar a apresentação dos seus produtos, principalmente nesta fase de contagem regressiva para o verão, que incentiva ainda mais a vaidade feminina.
“Gosto de explorar o toque delicado e único das pedras naturais para produzir acessórios diferenciados, principalmente colares e pulseiras. Nosso artesanato é maravilhoso, rico em detalhes como corais e madrepérolas. Os turistas, especialmente aqueles de outras regiões, ficam encantados com a criatividade a partir da natureza”, ressalta.
Já a expositora Danielle Barbosa, da Pense Placas, encontrou a paixão a partir de almofadas, quadros e imãs (magnéticos) com estampas típicas da tradição nordestina.
“Tenho muita simpatia pelo artesanato e cultura do nosso povo, e busco repassar isso através da criatividade do dialeto pernambucano. Participar de feiras assim são ótimas oportunidades de expandir a marca e gerar mais vendas. Investimos nesse formato de divulgação e relacionamento com os clientes há três anos e sempre temos uma resposta interessante, inclusive, para aprender e criar novidades”, pontua.
Entre os participantes:
Índia.com, Amantikir, Vila do Artesanato, Eliane Vasconcelos Aromas, Bebê Reborn Artes, Victoria Griff, Scamart’s, Phoenix Bolsas, Relax Good, Guiana Francesa, Chapéu de Bruxo, AJ Dengo da Mamãe, Maria Turquesa Jóias, Pense Placas, Vogal Kids, VL Tear Decor, Brinqueco, Doces de Minas Gerais, AkaFlora Home, PE Jóias em Prata, G.k Pets, Tok Final, Hot Bag, Roana Laços, Mestre do Arroz, Quadrarte e Açucena.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.