Por Hana Pedrosa
Do RioMar Recife
A exposição imersiva “Michelangelo: o Mestre da Capela Sistina” recebeu, aproximadamente, 200 alunos do Instituto JCPM na tarde dessa quarta-feira (17) para conhecer as obras do grande artista em destaque. A mostra traz mais de mil metros quadrados, com informações, conteúdos imersivos e réplicas de obras do pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, criador de obras que marcaram a história da arte.
“Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” com ingressos à venda
Os alunos que visitaram a exposição são moradores das comunidades do Pina e Brasília Teimosa e fazem oficinas e cursos no Instituto, como: Pré-Universitário, Cidadania Ativa, Manicure, Leitura e Escrita, Comunicação, entre outros.
A tarde foi marcada por uma mistura de encanto e aprendizado. Assim, os estudantes colecionaram momentos especiais contemplando a beleza das pinturas e esculturas ao lado de amigos, enquanto trocavam ideias e fotografavam os quadros que mais lhes cativavam. Além disso, eles também puderam ampliar a forma de pensar e ver o mundo através do conhecimento passado pela cultura artística nas paredes e obras de arte.
Uma das réplicas das obras de Michelangelo que mais chamou a atenção dos visitantes foi a famosa “A Criação de Adão”, isso porque ela já é conhecida dos livros escolares e faz parte da vida acadêmica dos jovens estudantes. A obra renascentista integra o Teto da Capela Sistina e representa a passagem bíblica em que o criador do mundo dá origem à humanidade.
O professor e historiador Thiago Abércio, que leciona na oficina de Cidadania Ativa, foi um dos profissionais do IJCPM que acompanharam os alunos na tarde dessa quarta-feira. Thiago aproveitou o momento para enfatizar a importância desse momento cultural na vida dos estudantes: “é uma exposição que abre janelas para adentrar a História, pois, mais do que representações, são ideias materializadas em tintas e pedras. É uma representação que amplia a forma que os próprios jovens enxergam o modo de vida”.
Carlos Duarte, Coordenador de Gestão e Articulação Social do IJCPM, ressaltou a verdadeira intenção da visita dos alunos à exposição. Ele disse que esse momento é uma possibilidade de uma experiência única para o jovem que muitas vezes não tem esse formato de cultura no seu cotidiano. Além disso, Carlos ressaltou que a mostra é uma forma do estudante ampliar o seu repertório como também agregar esse conhecimento em sua formação.
Confira os jovens do IJCPM na Exposição de Michelangelo
“Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” é uma realização do Ministério da Cultura, Boldly Go, Deeplab Project e Festa Cheia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com correalização do MIS Experience e do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Economia e Indústria Criativas, a mostra tem patrocínio master do Itaú, patrocínio ouro da Fiat, Brasilcap, RioMar Recife, Uninassau, patrocínio prata das empresas Baterias Moura e Grupo Parvi. A exposição possui apoio do Consulado da Itália e do UOL. Os direitos de imagem são da SEE Entertainment e da Bridgeman Images.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.